28/10/2012

Arcebispo de Braga apela à participação no «Átrio dos Gentios»


Igrejas abertas e repicar dos sinos vão assinalar encontro entre crentes e não crentes

D.R.
Braga, 28 out 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga convidou os habitantes da região a promoverem a participação na sessão portuguesa do ‘Átrio dos Gentios’, projeto de encontro entre crentes e não crentes dinamizado pelo Vaticano que vai decorrer em novembro.
“Venho pedir a todos que se inscrevam e participem, trazendo consigo amigos e conhecidos que sejam crentes ou não crentes e até de outras religiões”, apelou D. Jorge Ortiga, este sábado, no final da reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.
O ‘Átrio dos Gentios’ vai realizar-se entre os dias 16 e 17 do próximo mês, nas cidades de Guimarães e Braga, respetivamente capitais europeias da Cultura e da Juventude em 2012.
“É um grande acontecimento que a nossa diocese vai acolher este ano”, sublinhou D. Jorge Ortiga, citado pela edição de hoje do ‘Diário do Minho’.
Salientando que é importante “juntar à mesma mesa crentes e não crentes”, o arcebispo recordou a exigência do tema em debate, “o valor da vida”.

O segundo dia deste evento, em Braga, vai contar com o gesto simbólico de ter as igrejas abertas e os sinos a tocar a rebate.
A inscrição nos eventos é gratuita e pode ser efetuada no sitewww.atriodosgentios.pt.
A edição portuguesa vai englobar debates sobre “estilo de vida e salvaguarda do universo”, desde várias perspetivas, da religião ao desporto, para além de momentos culturais, com concertos, exposições e a apresentação de uma peça de teatro.
 ‘Identidade e sentido da vida de um povo’ é a temática escolhida para a conferência de abertura, pelo ensaísta Eduardo Lourenço, a que se segue o debate sobre ‘o valor e o sentido da vida de cada ser humano’, com o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do CPC, e o neurocirurgião português João Lobo Antunes.
A ministra Assunção Cristas, o antigo candidato presidencial Fernando Nobre e a presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, são alguns dos conferencistas convidados, juntando-se aos escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, à poetisa Ana Luísa Amaral e ao padre e poeta Tolentino Mendonça, entre outros.
A iniciativa passou por várias cidades europeias depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário