28/10/2012

Bento XVI diz que Igreja está pronta para enfrentar «ventos contrários»


Papa anunciou alterações na estrutura da Cúria Romana para responder às exigências da nova evangelização

«Inter Mirifica»
Cidade do Vaticano, 27 out 2012 (Ecclesia) – Bento XVI afirmou hoje no Vaticano que a Igreja Católica está pronta para enfrentar “ventos contrários” e agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização.
“Ainda que a Igreja sinta ventos contrários, ainda se sente sobretudo o vento do Espírito Santo, que nos ajuda e mostra o rumo correto. Assim, com novo entusiasmo, estamos a caminho e agradecemos ao Senhor porque nos deu este encontro verdadeiramente católico [universal]”, disse, numa intervenção publicada pela Santa Sé.
O Papa confessou ter sido “verdadeiramente edificante, consolador e encorajador” poder ter visto, neste encontro, “o espelho da Igreja universal, com os seus sofrimentos, ameaças, perigos e alegrias, experiências da presença do Senhor, também em situações difíceis”.
A 13ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, um organismo consultivo criado por Paulo VI em 1965, tem como tema ‘A nova evangelização para a transmissão da fé cristã’ e decorre até domingo, quando se conclui com uma missa presidida por Bento XVI na Basílica de São Pedro, a partir das 09h30 (hora local, menos uma em Lisboa).
Após a 22ª e última reunião (congregação) geral, o Papa anunciou que decidiu promover algumas mudanças na estrutura daCúria Romana (órgãos de governo central da Igreja Católica), transferindo as competências sobre os seminários para a Congregação para o Clero e as da catequese para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
Bento XVI explicou ainda que o anúncio de um novo consistório, marcado para 24 de novembro, para a criação de seis cardeais não europeus foi pensado como um símbolo da “universalidade da Igreja”.
“A Igreja é Igreja de todos os povos, fala em todas as línguas”, acrescentou.
Segundo o Papa, após quase três semanas de trabalhos no Sínodo, foi possível ver como essa Igreja “cresce hoje, vive”, dando como exemplo os testemunhos sobre a fé no Camboja ou na Noruega, entre outros.
“Também hoje, onde não se esperava, o Senhor está presente, com poder, e atua também através do nosso trabalho e das nossas reflexões”, acrescentou.
Bento XVI agradeceu a presença dos bispos, convidados e peritos presentes nesta assembleia, “com testemunhos que muitas vezes foram verdadeiramente comoventes”.
“Sabemos que todos queremos anunciar Cristo e o seu Evangelho e combater, neste tempo difícil, pela presença da verdade de Cristo e pelo seu anúncio”, prosseguiu.
O Papa recebeu o conjunto de propostas do Sínodo, que considerou “um testamento, um dom” dos 260 participantes – um número recorde no qual se incluem D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e D. António Couto, bispo de Lamego, em representação da Conferência Episcopal Portuguesa.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário