02/11/2012

vastação Furacão Sandy leva fome ao Haiti


MUNDO
Devastação
Furacão Sandy leva fome ao Haiti
Texto Francisco Pedro | Foto ONU | 02/11/2012 | 10:42
A destruição das colheitas pelos dois furacões que atingiram este ano o Haiti pode deixar em risco alimentar mais de um milhão de pessoas, alertam os responsáveis pela Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas
IMAGEM
Os efeitos devastadores do furacão Sandy já provocaram pelo menos 92 mortes, só nos Estados Unidos da América, mas podem tornar-se ainda mais penalizadores para a população do Haiti. Em declarações à Rádio ONU, Johan Peleman, coordenador de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, alertou para a deterioração da segurança alimentar no país, que pode deixar em risco 1,2 milhões de pessoas. 

«O furacão Isaac tinha atingido a parte norte do país e já se havia registado um aumento dos níveis de insegurança alimentar. Agora, com este desastre no sul, nos próximos meses teremos sério problemas de desnutrição» e de acesso aos alimentos, disse o responsável. A ONU já começou a distribuir sementes e fertilizantes para tentar minimizar os estragos, mas teme vir a enfrentar um outro problema: uma epidemia de cólera, provocado pelo consumo de águas contaminadas. 

Nos Estados Unidos da América, o Sandy atingiu 15 estados, sobretudo da Costa Leste, causando pelo menos 92 mortos. A cidade de Nova Iorque foi uma das zonas mais afetadas. Esta sexta-feira, 2 de novembro, centenas de pessoas continuavam sem energia elétrica e muitos dos postos de abastecimento de combustível estavam encerrados por falta de gasolina.

Nenhum comentário :

Postar um comentário