14/12/2012

Palácios e templos dourados enriquecem nosso olhar sobre Bangkok


Bangkok é o aeroporto mais importante do Sudeste Asiático e se tornou escala obrigatória na região. Se o viajante vai para Cambodia, Mianmar, Laos ou Vietnã, a capital tailandesa, com excelentes hotéis e atrações, é a melhor parada para se recuperar dos fusos horários.
Passamos um dia e duas noites em Bangkok. Consegui driblar o sono, fui dormir no horário local e venci as 9 horas de diferença. No dia seguinte, estava pronto para caminhar por templos que fazem nossa mente sonhar. Depois da visita ao mercado flutuante de Damnoen Saduak (post da semana anterior), fomos ao Grande Palácio Real.
© Haroldo Castro Bangkok, Thailand
Três construções dentro do Grande Palácio, cada uma com sua arquitetura particular. À esquerda, a pagoda Phra Sri Rattana Chedi; ao centro, a biblioteca Phra Mondop e, ao fundo, a torre de Prasat Phra Thep Bidom.

Desde 1973, tenho visitado o Grande Palácio, no coração da cidade, pelo menos uma vez a cada dez anos. Sempre tenho a mesma impressão: as construções de tetos alaranjados e verdes e com decorações ponteagudas parecem novas, recém-pintadas, tinindo, tudo sem nenhuma mancha.
Os prédios, de tão bem cuidados, parecem que são atuais. Mas os primeiros templos e residências têm mais de 230 anos de idade, quando o rei Rama I transferiu a capital de Thonburi (do outro lado do rio Chao Phraya) para Bangkok. Desde 1925, o Grande Palácio deixou de hospedar a família real e a administração, mas continua sendo o palco real para recepções e cerimônias importantes.
O que mais me fascina nesta visita são os detalhes da decoração. Durante a tarde que passo no Palácio, me interesso mais pelas figuras insólitas de heróis com caras diabólicas do que nas grandes estruturas.
© Haroldo Castro Bangkok, Thailand
Em um friso sob uma cúpola dourada de uma pagoda, dois guardiões parecem segurar o peso do santuário.

© Haroldo Castro Bangkok, Thailand
A face de uma figura mitológica dourada, decorada com pedras coloridas, contrasta com os tetos laranjas e as decorações das estupas budistas.

© Haroldo Castro Bangkok, Thailand
Um monge, com seu hábito alaranjado, perambula pelo Palácio, como que magnetizado pelo brilho das construções.

O santuário mais importante dentro do Grande Palácio – e talvez do próprio país – é o Templo do Buda de Esmeralda. Na realidade, Wat Phra Kaew é mais uma capela do que um templo, pois este não é habitado por nenhum monge. O único morador é uma figura de 66 cm que representa um Buda sentado em posição de meditação.
Talhado em uma só pedra de jade (não de esmeralda), a estátua teria sido criada na Índia há cerca de 2 mil anos e teria passado alguns séculos no Cambodia e no Laos, antes de chegar à Tailândia. Ela foi finalmente consagrada em 1782 pelo rei Rama I como protetora da nação. Nenhum ser humano pode tocar na figura preciosa, apenas o rei da Tailândia. É ele que troca a roupa dourada do Buda três vezes por ano.
© Haroldo Castro Bangkok, Thailand
A estátua do Buda de Esmeralda é considerada como aquela que trouxe prosperidade ao país. O nome esmeralda se refere a cor verde, não à pedra preciosa.

© Haroldo Castro Bangkok, Thailand
Ainda no Grande Palácio, no pavilhão Amarindra Vinichai, o trono real (o rei senta na poltrona vermelha, à esquerda).

Ao sul do Grande Palácio, Wat Pho é o Templo do Buda Deitado. Antes da fundação do santuário pelo rei Rama I em 1788, o local já possuía seus poderes mágicos: era uma escola de medicina budista, onde a massagem Thai tradicional teria sido criada. Desde 1962, uma escola de massagem funciona no lugar. O jardim é ornado com uma bela figueira, filhote da árvore baixo a qual Buda teria se iluminado.

O Buda Deitado é uma das maiores imagens existentes. Ele tem 15m de altura e 43m de comprimento, todo folheado a ouro. Seu braço direito segura sua cabeça e o sorriso nos lábios generosos emana serenidade. Observar o gigante dourado do chão e de uma perspectiva mais baixa, pretende dar a nítida impressão de que o ser humano é bem pequeno quando comparado aos assuntos espirituais.
© Haroldo Castro Bangkok, ThailandWat Pho, o Templo do Buda Reclinado, não é um espaço oficial de peregrinação, mas todo tailandês faz questão de visitar o santuário.
© Haroldo Castro Bangkok, ThailandDentro do templo Wat Pho existem mais de 1.000 estátuas de Buda espalhados pelos corredores.

Nenhum comentário :

Postar um comentário