27/12/2012

Uganda: xadrez muda vida de jovem


Phiona Mutesi, de 15 ou 16 anos (não se sabe ao certo a sua idade), cresceu em Katwe (Uganda), um dos bairros mais pobres do mundo. Não sabia ler nem escrever quando aos 9 anos de idade conheceu numa ação missionária Robert Katende, professor de xadrez, que ensinava crianças carenciadas a jogar, oferecendo também refeições. Até encontrar Robert Katende a jovem, «nunca tinha visto uma peça de xadrez», disse, em declarações à CNN. 

O jogo cativou Phiona Mutesi que, todos os dias, percorria a pé cerca de seis quilômetros para se juntar à missão e desenvolver a sua aptidão com a ajuda do professor. Em pouco tempo, a jovem tornou-se uma hábil jogadora e começou a vencer outros alunos da missão e o próprio professor que, consciente do talento da aluna, a começou a levar a competições. Em 2010, a adolescente foi selecionada para representar o Uganda na 40ª edição das «Olimpíadas Femininas de Xadrez», na Rússia. Phiona tornou-se também a mais jovem vencedora do «Campeonato de Xadrez de África».


A história de Phiona alcançou um protagonismo internacional quando, no ano passado, Tim Crothers, um jornalista norte-americano publicou um artigo no site do canal desportivo ESPN, que se tornou viral. Entretanto, Crothers lançou nos Estados Unidos um livro biográfico, «The Queen of Katwe», sobre a vida de Phiona. A obra chamou a atenção da Disney que comprou os direitos do livro e vai transformar este testemunho de determinação e talento num filme. 

Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário