11/01/2013

2013: Coragem para renovar


Leonardo Boff
Filósofo, teólogo e escritor
Adital
Mais de 15 anos atrás, publiquei no Jornal do Brasil, que existe on-line de hoje, um artigo com o título "Rejuvenescer como águias." Relendo estas reflexões percebi quão apropriado que eles são atuais e ainda para os maus momentos que vivemos e sofrer . 's retomo para alimentar a nossa esperança, hoje enfraquecida por ameaças à Terra e da humanidade. Se nos apegamos a qualquer esperança, perdemos o horizonte futuro e corremos o risco de se render ao desamparo ou imobilizador renúncia estéril.
Neste contexto, eu lembrei de um mito da cultura mediterrânea antiga no rejuvenescimento das águias.
De tempos em tempos, diz o mito, a águia, como a Phoenix egípcio, totalmente renovado. Voar mais alto e mais alto até do sol perto. Em seguida, as penas e começa a queimar. Quando se chega a este ponto, mergulha do céu e lança nas águas frias do lago. E o fogo se apaga. Através desta experiência de fogo e água, completamente rejuvenesce a velha águia: mais uma vez tem penas novas, garras, olhos penetrantes eo vigor da juventude. Este mito é, provavelmente, a formação cultural do Salmo 103, quando ele diz: "O Senhor faz a minha mocidade se renova como a da águia."
E aqui temos de revisitar CG Jung para entender muito de mitos e senso existencial. Na sua construção, fogo e água são opostos quando juntou-se poderosos símbolos de transformação.
Fogo simboliza o céu consciência e as dimensões masculinas no homem e na mulher. A água, no entanto, a terra simboliza as dimensões inconscientes e feminino no homem e na mulher.
Passe por meio de fogo e água, portanto, integrar em si os opostos e crescer na identidade pessoal.Ninguém vai por fogo e água permanece a mesma. Ou sucumbe ou se transfigura, porque a água lava eo fogo purifica.
A água também nos faz pensar no grande dilúvio como sofremos em 2010 nas cidades serranas do Estado do Rio de Janeiro. Com sua força arrastou tudo, especialmente o que ele tinha consistência e solidez. Eles são os infortúnios da vida.
E fogo nos imaginar a queima cadinho ou forno e acrisolan roubar tudo o que não é essencial. Estes são conhecidos crises existenciais. Ao fazer esta viagem através da "noite escura e terrível", como mestres espirituais, trazemos a nossa mais profunda auto sem as ilusões do ego. Então madura ao. Autenticamente humano e verdadeiro em nós Quem recebe o batismo de fogo e água rejuvenesce como a águia do mito antigo.
Mas deixando de lado as metáforas, o que especificamente rejuvenescer como uma águia? Significa dar a morte tudo velho que existe em nós, para que o novo possa quebrar e fazer o seu caminho. Estamos nos velhos hábitos e atitudes que enobrecem-nos: querer sempre ter razão e vantagem em tudo, o descuido consigo mesmo, com a casa, com a nossa língua, a falta de respeito pela natureza e falta de solidariedade com os necessitados, próximo e distante. Tudo isso deve morrer para que possamos abrir um caminho de vida com os outros exibir generoso e cuidado com a nossa casa comum e o destino das pessoas. Em uma palavra, significa morrer e ressuscitar.
Rejuvenescer como águia significa também livrar de coisas que foram boas e de idéias que antes eram brilhantes, mas lentamente, ao longo dos anos, têm sido superados e incapazes de inspirar o caminho a seguir. A atual crise persiste e aprofunda, porque aqueles que controlam os conceitos de alimentação têm idade, incapaz de dar respostas novas.
Rejuvenescer como águia significa ter coragem para recomeçar e estar sempre aberto a escutar, a aprender ea revisar. Não é este o que nos propusemos a cada vez que iniciar um novo ano?
Que em 2013 estamos abrindo a oportunidade para perguntar é o quanto de galinha que só quer andar no chão cavando em nós e quanto ainda águia lá, pronto para rejuvenescer, bravamente enfrentar reveses e crises vida, e buscar um novo paradigma de convivência.
E não podemos esquecer a energia poderosa e amorosa que está sempre conosco e que move o universo. Ela habita em nós, nos encoraja e dá uma sensação permanente de viver e lutar.
Que o Spiritus Creator nunca perder!

Nenhum comentário :

Postar um comentário