06/01/2013

Crianças ajudam crianças


MUNDO
Dia da Infância Missionária

Texto António Lopes, diretor nacional das Obras Missionárias Pontifícias | Foto Lusa | 06/01/2013 | 07:45
A Infância Missionária foi fundada pelo bispo Charles de Forbin-Janson e tem como slogan: «Crianças ajudam crianças». Está presente em 140 países. Tantos países como rostos de uma mesma realidade
IMAGEM
A alma da Infância Missionária é de abrir a criança à dimensão universal da Igreja. Fazer-lhe descobrir a realidade de outras crianças do mundo, permitindo-lhe rezar por elas e poderem partilhar um pouco do seu dinheiro para financiar projetos de solidariedade, de educação, de saúde, de catequese ao serviço exclusivo das crianças. Não se trata de uma obra de beneficência no sentido clássico do termo, mas um pouco à imagem dos Atos dos Apóstolos (At 4,32-35), o viver uma verdadeira solidariedade entre crianças de todo o planeta. 
A criança não é considerada somente um objeto de educação, que é preciso modelar à nossa imagem. Ela é sobretudo um membro de direito da comunidade cristã. É por isso que a Infância Missionária olha a criança com seriedade, ajuda-a a alargar o seu coração, o seu espírito, a sua oração, às verdadeiras dimensões da Igreja, que é universal. 

A missão está no coração da vida cristã com a oração e a caridade. Uma noção que por vezes está esquecida. Ora a Infância Missionária permite avivar esta dimensão da vida de todo o batizado. Ela educa à Missão, faz com que as crianças tenham a preocupação pelas dioceses do mundo inteiro. 

Em Portugal nos próximos cinco anos vamos propor às crianças uma caminhada pelos cinco Continentes. Primeiro a Ásia em 2013, depois a África em 2014, a Oceânia em 2015, a América em 2016 e por fim a Europa em 2017. 
Durante estes cinco anos viveremos a experiência de Procurar Jesus; Encontrar Jesus; Seguir Jesus; Falar de Jesus e Acolher a todos como Jesus. “Procurar Jesus” é a grande tarefa da Missão. Procurar Jesus para estar com Ele, aprender d’Ele a viver o hoje para construir o amanhã. As crianças da Infância Missionária são “missionários” porque ajudam os outros com a sua amizade a procurarem juntos “Jesus que passou pela vida fazendo o bem”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário