06/01/2013

Taizé: Peregrinação da Confiança na Terra leva jovens a Istambul


Comunidade ecuménica celebra Epifania com cristãos ortodoxos

Istambul, Turquia, 05 jan 2013 (Ecclesia) – A cidade de Istambul acolhe pela primeira vez uma etapa da Peregrinação da Confiança na Terra, da comunidade ecuménica de Taizé, por ocasião da celebração da Epifania.
Centenas de jovens, juntamente com o prior da comunidade e cinco irmãos, encontram-se até ao dia 6 de janeiro na cidade turca, para rezar com os cristãos e participar nas celebrações das vésperas da festa da Epifania no Fanar, sede do Patriarcado ecuménico.
Em declarações ao jornal «L'Osservatore Romano», o irmão David, português que integra a comunidade de Taizé, dá conta da “alegria” dos jovens e do seu “forte desejo de rezar com os cristãos da cidade para conhecer e aprofundar a tradição ortodoxa”.
Esta etapa da Peregrinação de Confiança teve início no dia 3 com o acolhimento das famílias das diferentes igrejas aos jovens participantes no encontro.
Segundo o site da comunidade de Taizé, os primeiros contactos com o Patriarcado ecuménico remontam aos anos 60 do século XX, tendo o irmão Roger visitado em 1962, o Patriarca Atenágoras em Istambul.
O fundador da comunidade ecuménica encontrou novamente Atenágoras em 1963, durante as celebrações para o milénio do Monte Athos e foi ainda a Istambul em 1970.
Em 2005, após a morte do irmão Roger, o seu sucessor, o irmão Alois, deslocou-se à cidade turca, no período de Natal, para se encontrar com o Patriarca ecuménico Bartolomeu, tendo oferecido, nessa ocasião, como sinal de comunhão um dos mantos que o irmão Rorger costumava usar.
Os convites para regressar a Istambul repetiram-se ao longo dos anos seguintes.
LS

Nenhum comentário :

Postar um comentário