Formandos de 33 cursos da Universidade de Fortaleza vibraram durante a cerimônia da colação de grau, ontem
Com grande satisfação e sentimento de dever cumprido, mais de 1.500 formandos de 33 cursos da Universidade de Fortaleza (Unifor) receberam o diploma de graduação, em cerimônia realizada na noite de ontem. A colação de grau referente ao semestre 2012.2 aconteceu na Praça da Biblioteca, no Campus da instituição, e contou com as apresentações da Camerata e do Coral da Universidade.

O concludente do curso de Turismo e Hotelaria, Marcel Benevides dos Santos, primeiro lugar do Centro de Ciências Administrativas, recebeu a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz das mãos da presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz fotos: Natinho Rodrigues
A formanda Segiane de Jesus Cabral, do curso de Artes Visuais, discursou em nome de todos os concludentes. Em suas palavras, ela falou sobre o fechamento de um ciclo de suas vidas, ressaltando que como todo ciclo que se encerra, outro já se anuncia. "Estamos novamente na iminência de outras conquistas, ávidos para pôr em prática as experiências e os saberes que aqui vivenciamos", proferiu.
O professor Henrique Vieira Costa Lima, do Centro de Ciências Tecnológicas, discursou em nome do corpo docente da Universidade, enfatizando aos alunos que a felicidade está mais relacionada a atitudes do que às circunstâncias. "Voem alto, mergulhem fundo, não tenham medo de ousar, de aprender, de recomeçar. Sejam bons, justos, éticos. Tenho certeza de que as conquistas se tornam mais fáceis e se pode ter a esperança de um mundo melhor com a valiosa contribuição de cada um de vocês, a partir de agora, profissionais aptos a inovar sempre".
O juramento foi feito pela estudante Wanessa Goes Lucas, concludente do curso de Teatro, acompanhada dos demais formandos. Os graduandos, de pé e com o braço direito erguido, prometeram o exercício da profissão de forma ética, contribuir para a formação do homem, sendo úteis à sociedade e à Pátria, e honrando o nome da Unifor.
Em seguida, como forma de reconhecimento pelo desempenho durante a jornada na Universidade, um formando de cada curso foi chamado à frente para receber, de seus respectivos diretores do Centro, o certificado de destaque Unifor 2012.2.
A outorga de grau foi realizada logo em seguida pela reitora da Unifor, professora Fátima Veras, como o momento mais aguardado da solenidade. Em meio a muita festa e comemoração, ao som de fogos, buzinas e serpentinas, os formandos eram anunciados por cada curso.
Foi entregue, também, a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz, aos estudantes que alcançaram as melhores médias globais de cada Centro de Ciências da Universidade. Os cinco melhores alunos do semestre receberam certificados de desempenho acadêmico, entregues pela presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz.
Emoção
A recém-formada Camila Marcelo, de 22 anos, concludente do curso de Jornalismo, não escondeu a emoção por mais essa etapa de vida cumprida. Chamada à frente da solenidade para receber seu diploma como uma das estudantes de destaque acadêmico, a jovem afirmou estar profundamente feliz por ver seus estudos serem reconhecidos.
"Estou superemocionada porque vi que todo meu esforço de cinco anos de faculdade fizeram valer. Desde que entrei na Universidade, procurei me empenhar ao máximo, não apenas em relação às notas, mas em presença também, e mesmo trabalhando e estudando ao mesmo tempo, me dediquei aos estudos para sempre ter uma boa média escolar", declarou, animada, a formanda.
Nova época para progresso da Nação

Em discurso na colação de grau, o chanceler Airton Queiroz destacou o início dos festejos de celebração dos 40 anos de fundação da Universidade de Fortaleza
"É com prazer que abrimos, nesta solenidade, os festejos de celebração dos 40 anos de fundação da Universidade de Fortaleza. Trata-se de um evento significativo na existência da instituição, tanto pelo transcurso de um marco etário na história de ensino superior do Ceará, quanto pelas realizações e melhoramentos ocorridos no período.
Em 21 de março de 1973, era proferida a aula inaugural da Unifor, que recepcionava seus primeiros 1.273 alunos. Naquela aula, o ministro da Educação, Jarbas Passarinho, resumiu a emoção do momento, quando disse: "Na meia luz do crepúsculo de hoje, vi um homem chorar e uma Universidade nascer". Germinava, assim, na margem direita do Rio Cocó, a árvore do saber e do conhecimento, para atender à demanda de profissionais graduados no Nordeste. De nossa parte, há 30 anos fomos convocados para dirigir uma instituição que hoje conta com 25 mil alunos e oferta dezenas de cursos de graduação e pós-graduação. A ampliação do conhecimento se tornou um imperativo da sociedade contemporânea como meio de produzir recursos humanos capazes de resolver os problemas sociais e econômicos.
Fizemos investimentos no aparelhamento da Unifor. Promovemos a qualificação de nosso corpo docente, composto a quase totalidade de mestres e doutores, para fazer uma realidade prática do nosso lema "Ensinando e Aprendendo". Além disso, temos buscado o intercâmbio cultural com universidades congêneres no exterior, especialmente em países em que a Ciência e a Tecnologia atingiram elevados níveis de excelência. Todos esses esforços estão sendo reconhecidos por avaliações periódicas de entidades especializadas.
Com tal acervo de realizações, ao fazer o balanço de quatro décadas, estamos convictos de que a Unifor atingiu seus objetivos institucionais. Temos sido construtores de uma nova época, colaborando para o progresso da Nação na área estratégica do ensino superior.
Prezado neograduado. Você recebe hoje o seu diploma porque acreditou no seu sonho. Seu projeto de vida foi maior do que os desafios vencidos. Você está pronto para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho, ou os riscos da atividade empresarial. Tenha absoluta confiança na vitória porque, além do talento individual, você está preparado para a vida. Quando você se apresentar como candidato a um emprego, pode declarar com orgulho; "Estudei na Universidade de Fortaleza!". Esta senha será seu passaporte para o sucesso. Pois a Unifor vem formando milhares de cidadãos que fazem a diferença no mercado e transformam a vida da sociedade pelo preparo acadêmico.
Quero neste momento anunciar para vocês os três grandes projetos que concebi para festejar o aniversário de 40 anos: a exposição durante o ano inteiro das obras da coleção de arte da Fundação Edson Queiroz; a construção do prédio de garagem e o lançamento da pedra fundamental do Hospital da Unifor. Esses projetos beneficiarão toda a sociedade.
Feliz Ano-Novo e sejam felizes".
Na iminência de outras conquistas

A concludente Segiane de Jesus Cabral, do curso de Artes Visuais, discursou em nome dos demais formandos
"Não cabem aqui palavras para expressar a conquista que hoje todos nós formandos, juntos, celebramos. Mas pode-se aferir a emoção da vitória, compartilhando-a com a do nosso chanceler Airton Queiroz, um colecionador de realizações, que transformou um sonho em realidade e está comemorando os quarenta anos desta instituição, da qual nos sentimos parte.
Nesse ato simbólico de conclusão de curso, estamos fechando mais um ciclo de nossas vidas, e, como todo ciclo que se encerra, já anuncia um novo começo. Estamos novamente na iminência de outras conquistas, ávidos para pôr em prática as experiências e os saberes que aqui vivenciamos.
Pensar a vida a partir desse recomeço talvez não seja pensar o que somos, mas como a conduzimos. Como num ato de criar, a arte e a experiência de viver, juntas, se constituem como potência transformadora.
A arte é essa força que nos faz atravessar o mundo, inventando outro modo de estar nele; é a potência que nos possibilita tecer a malha da existência e se constituir como sujeito ético; um sujeito que comunga com o que lhe rodeia, compartilha e inscreve a sua mensagem, numa contínua construção de si e da própria vida como uma obra artística.
Saber se a arte é necessária ou não, é a pergunta que não quer calar. Talvez devamos pensar nela como uma caixinha de que lançamos mão quando o desejo gera o ato de criar. Nessa caixa, carregamos as ferramentas que garimpamos nos mais diversos espaços da vida, e um deles certamente é a Unifor, pois vivemos, nesse lugar de ensino e aprendizado, as trocas intelectuais, frutíferas e geradoras do compromisso com o saber, o fazer e com a vida.
Foi aqui que bebemos e nos alimentamos das substâncias que propiciam a potência da criação, num curso que nos apontou os caminhos para o compromisso com a verdade. Hoje, temos a felicidade de compartilhar essa conquista com nossos familiares, colegas, amigos, nossos mestres, e todos os colaboradores dessa instituição, atores relevantes nessa transformadora experiência.
Concluímos o curso com a certeza de que estamos preparados para seguir em frente. Esse momento não é exatamente de uma despedida, mas de comemoração de uma etapa finalizada que nos levará a muitas outras mundo afora.
Boa sorte a todos nós e obrigada"!
Contribuição como protagonistas

O professor Henrique Vieira Costa Lima falou em nome do corpo docente da Universidade de Fortaleza
"Prezados formandos, se num passe de mágica, vivêssemos a experiência surrealista de reunirmos nesta noite, três grandes gênios da humanidade que viveram em épocas diferentes para falar com vocês, imagino que a conversa seria assim: Einstein diria: "Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana, mas no que diz respeito ao universo não tenho plena certeza". Karl Marx argumentaria: "Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo, mas o que importa é modificá-lo". E São Tomaz de Aquino complementaria: "O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade".
O conhecimento humilde, portanto, ganha cada vez mais importância nos tempos atuais. Tempos de uma pós-modernidade irracional e contraditória. E é para reverter esse quadro, aparentemente catastrófico, que o conhecimento torna-se imprescindível. Entendemos melhor que a realidade concreta é uma questão vital para a humanidade. No complexo labirinto dessa vida, só o conhecimento poderá encontrar o "fio de Ariadne" e derrotar o minotauro do analfabetismo, da fome, da guerra e das desigualdades sociais. Esse é o grande desafio ético e profissional de todos aqueles que, como vocês, ingressam agora, de forma mais efetiva, no mercado de trabalho.
O mundo tem os seus problemas, mas tem jeito. Cada um de vocês que vivencia esse momento histórico da formatura pode contribuir muito, como protagonistas de uma nova realidade. Os tiranos da caverna de Platão, aqueles que pela ignorância e pelo desconhecimento mataram Sócrates, resistem ainda no nosso tempo e, como já se disse até podem esmagar uma flor, duas flores, três flores, mas nunca darão fim à primavera.
Hoje, vocês sentem a alegria de participar deste rito de passagem, que marca a conclusão de uma etapa da vida acadêmica e o ingresso na vida profissional. Durante esta caminhada, vocês passaram por muitos desafios, alguns superados e outros que lhes renderam amadurecimento. Para alguns, dificuldade de falar em público e ter que apresentar trabalhos. Para outros, dificuldades nos conteúdos de algumas disciplinas, por vezes não compreendidos.
Agora que vocês já ultrapassaram esses obstáculos, olham para trás e tudo parece fácil. Não foi à toa que Salomão, considerado o homem mais sábio deste mundo, já dizia: "o fim de todas as coisas é melhor que seu início" (Livro de Eclesiastes 7:8). Esta frase nos incentiva a percorrer os diversos ciclos impostos ao longo das nossas trajetórias pessoais e profissionais, curtindo cada momento de sua evolução, do início ao fim; tendo sempre a motivação de iniciar novos ciclos para avançarmos continuamente.
Neste caminho, três atitudes são essenciais, e vocês devem levá-las consigo por toda a vida; por isso, nós, professores desta Magnífica Universidade, procuramos construí-las no dia a dia com vocês. São elas:
Ensinem sempre o que sabem: isto se chama Generosidade Mental.
Pratiquem sempre o que ensinam: isto se chama Coerência Ética
Perguntem-se sempre o que ignoram: isto se chama Humildade Intelectual.
Senhores pais, esta noite também é de vocês; é o momento de celebrar o sucesso da educação que deram aos seus filhos, os quais estão prontos para conquistar novos espaços, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população, com as inovações tecnológicas e científicas almejadas pelos governos do mundo inteiro.
Queridos alunos, não se esqueçam de ser felizes. Lembrem-se de que a felicidade está mais relacionada a atitudes do que a circunstâncias. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho. Não tenham medo de tentar, de ousar, de aprender, de recomeçar, de insistir. Sejam bons, justos, éticos, afetuosos, competentes e tolerantes. Tenho certeza de que as conquistas se tornam mais fáceis e se pode ter a esperança de um mundo melhor, com a valiosa contribuição de vocês, a partir de agora, profissionais aptos para criar e inovar sempre… Parabéns!
Muito obrigado".
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário