11/01/2013

Vaticano termina restauro de frescos de Rafael


Os frescos da famosa «Sala de Heliodoro» de Rafael, nos Museus do Vaticano, foram limpos e restaurados, anunciou Antonio Paolucci, diretor dos Museus. A partir de agora, a «principal» obra de arte de Rafael, «é oferecida à admiração de qualquer pessoa», referiu o responsável, citado pelo L'Osservatore Romano, o jornal do Vaticano.


O conjunto majestoso, pintado entre 1511 e 1514, «pode a partir de agora ser contemplado no seu todo», adiantou o diretor dos Museus. «Os frescos foram todos observados, ligeiramente limpos, restaurados quando necessário, e sobretudo minuciosamente analisados e estudados», disse Paolucci.


Os melhores especialistas de restauração do Vaticano, dirigidos por Paolo Violoni, foram encarregados pelo trabalho. O professor Arnold Nesselrath, especialista em História da Arte do Vaticano e especialista de renome mundial em Rafael, acompanhou a equipa.


A Sala está forrada com quatro frescos muito conhecidos: «a Missa de Bolsena», «o encontro de Leão I, o grande e Atila», «A expulsão de Heliodoro do templo» e «a libertação São Pedro», obra de arte caracterizada pelo contraste violento entre claros e escuros, que mostram a libertação do apóstolo da prisão por um anjo.

Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário