Com apenas 14 anos, Deepika Kurup venceu o prêmio «Jovem Cientista Americana» depois de criar um sistema de purificação de água sustentável. O aparelho funciona através do sol e foi testado no quintal de casa da estudante. Ao expor óxido de titânio e óxido de zinco à luz solar, o sistema gerou radicais hidroxilo, que têm a capacidade de matar bactérias presentes na água e que prejudicam a saúde do homem. Horas depois, a quantidade de coliformes fecais tinha sido reduzida consideravelmente.
O projeto desta adolescente norte-americana poderá melhorar a vida de mais de 1,1 mil milhões de pessoas sem acesso a água potável em todo o mundo. A jovem competiu com nove concorrentes finalistas, tendo alcançado o prêmio para a melhor ideia da edição de 2012.
Deepika Kurup e os restantes dos finalistas «mostraram um pensamento incrivelmente inovador. Estou certo de que eles vão estar preparados para competir na atual economia global e criar um futuro mais brilhante», refere Bill Goodwyn, diretor executivo da Discovery Education, no comunicado oficial do concurso.
Os projetos foram selecionados com base na sustentabilidade dos conceitos e na capacidade criativa de os apresentar. O concurso «Discovery Education 3M Young Scientist Challenge» incentiva alunos com interesses na área das ciências a explorar novos conceitos científicos e a comunicar as suas próprias descobertas de forma criativa.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário