De cachecóis coloridos ao pescoço, milhares de peregrinos chegaram esta manhã, 16 de fevereiro, ao Seminário da Consolata, em Fátima, para um dia de oração, de partilha, de contacto com as atividades dos missionários e de homenagem ao fundador do Instituto, o beato José Allamano, a partir do tema «Feliz quem acredita». Este ano, para reforçar o sentido de união com as missões, foi criado um passaporte, que os participantes podem carimbar, à medida que forem passando pelas áreas culturais, recreativas e de lazer.
«É uma maneira nova de chegar à missão», afirmou o padre Luís Maurício, na apresentação do programa aos peregrinos. A recepção aos fiéis começou bem cedo. O espaço, decorado com as cores dos continentes, foi ganhando vida com os milhares de sorrisos, que se foram concentrando em frente ao palco (uma novidade este ano). Por ali desfilaram os Jovens Missionários do Norte, o grupo musical Ad Cristus e o advogado comediante Zé Pedro Cobra. A locução esteve a cargo de Óscar Daniel, da Rádio Renascença.
«Vamos estar juntos porque acreditamos, porque queremos mudar o mundo», convidou o Superior Provincial, padre António Fernandes, dando depois a palavra ao missionário Pedro Louro, que se juntou à festa por telefone, a partir da Coreia do Sul. Na sua mensagem, o sacerdote recordou aos presentes que «a fraternidade é o que nos une na missão».
Antes de partirem para a Via Sacra, muitos dos peregrinos aproveitaram para visitar a exposição de fotografia «Damas de Carvão», o espaço de cinema missionário e o Museu de Arte Sacra e Etnologia. Para os mais novos foi criado um espaço infantil, com projeção de vídeos, jogos e preparação de uma dramatização para a Eucaristia, que se realiza esta tarde, na basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário