17/02/2013

BIOGRAFIA DE MONSENHOR ANDRÉ VIANA CAMURÇA



Monsenhor Camurça, como era conhecido, nasceu aos 11 de abril de 1913, na cidade de Fortaleza, Ceará.  Filho de José de Araújo Camurça e sua mãe Lídia Viana Camurça, mulher esta de devoção à Eucaristia e da Santíssima Virgem Maria onde influenciou na decisão de sua vocação, além do seu padrinho de crisma, Monsenhor José Barbosa Magalhães, e o seu diretor espiritual Pe. Josefino Cabral. Batizado no dia 3 de maio de 1914, por um Frei na Igreja Coração de Jesus. Sua primeira comunhão se deu aos 31 de maio de 1923, na capela do Coração de Jesus, recebendo a Sagrada Comunhão das mãos do Cônego Climério Chaves.

Cursou o ensino primário em casa e na Escola de Dona Araci Franklin e Dona Odete Nascimento no colégio cearense do Sagrado Coração de Jesus. Logo após cursou o secundário no colégio Castelo e no Seminário da Prainha. Obteve conhecimento nos mais variados cursos, tais como: TWY e Relações Humanas pelo CEPRON; Técnico de supervisão pelo CETRECE; Teologia do Desenvolvimento pelo Instituto Bronklings, em Washington, USA; Administração Escolar em San Diego University, Califórnia, USA e Administração Hospitalar na Associação dos Hospitais do Ceará – AHECE. Visitou vários países, dentre esses, se destacam a Alemanha, Argentina, Áustria, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Finlândia, China, Inglaterra, Itália, Israel, Mônaco, Paraguai, Porto Rico e Portugal.

Sua ordenação sacerdotal sucedeu-se no Seminário da Prainha aos 08 de dezembro de 1935 pelas palavras consacratórias de Dom Manoel da Silva Gomes. Mantinha como uma de suas virtudes seu ensinamento: “Ninguém pode ser um bom padre, sem amor à Eucaristia e à Maria Santíssima”

Assumindo sua primeira missão como vigário paroquial na cidade de Maranguape em 1936, logo foi ocupar o cargo de auxiliar de Secretaria do Arcebispo e na Cura de Mucuripe por volta de 1937-1938; foi secretário do Arcebispo de 1939 a 1960 e Pró Vigário Geral entre 1961 a 1973; assumiu como Capelão no Ginásio Nossa Senhora de Lourdes em 1939; ocupou o cargo de reitoria na Igreja de São Pedro na Praia de Iracema, no período de 1941 a 1953; foi reitor da Igreja de São Bernardo entre 1954 a 2007; foi nomeado camareiro secreto de Sua Santidade o Papa Pio XII em 1954; foi Diretor do Diário Católico “O Nordeste” no ano de 1962; foi Assistente Eclesiástico da Juventude Independente católica – JIC; admitiu a função de Assistente dos Homens da Ação Católica – HAC e Assistente Geral da Ação Católica; ocupou a Promotoria da Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese; adotou como Consultor Arquidiocesano; ocupou o cargo de membro do Conselho de Administração e Conselheiro da Diretoria Arquidiocesana dos Patrimônios; membro do Conselho Presbiteral e do Conselho de Pastoral da Arquidiocese; ainda foi pregador da Páscoa dos Militares por 20 anos e também lecionou Religião no Instituto Justiniano de Serpa.

Além de cargos não eclesiásticos, Monsenhor Camurça assumiu como inspetor no Colégio de Maranguape no ano de 1936; professor de Psicologia Educacional no Educandário Santa Maria; lecionou Latim no Colégio Castelo (Arquidiocesano); foi professor de Sociologia nos cursos Clássicos do Colégio Estadual do Ceará; membro do Conselho de Educação do Ceará em 1967; além do mais, foi Secretário de Educação do Estado no período de 1968 a 1971; foi membro da Academia Cearense de Retória e Sócio fundador da Previdência Sacerdotal; sócio efetivo da Associação Cearense de Imprensa – ACI e sócio da União do Clero; fundou juntamente com Monsenhor Mourão e outros a Associação dos Hospitais do Ceará – AHECE ocupando também o cargo de vice-presidente e assumiu, posteriormente, a função de Técnico do Hospital Cura D´Ars da Previdência Sacerdotal; além de ocupar a diretoria nacional e a vice-presidência do Conselho Deliberativo da Campanha Nacional de Educandários da Comunidade – CNEC assumiu como Conselheiro de Honra da Academia Brasileira de Hagiologia.

Monsenhor Camurça obteve reconhecimento pelas medalhas recebidas nas seguintes categorias: Medalha da Abolição; Medalha Justiniano de Serpa; Medalha do Educador; Medalha Gonçalves Dias; Medalha do Pacificador; Medalha “Torre de Davi”; Medalha Honra ao Mérito da CENEC; Placas Amigo dos Capelães da Polícia Militar do Ceará e Amigo da Polícia Militar do Ceará; Troféu Sereia de Ouro, pelo Sistema Verdes Mares, em 2007, onde agracia cearenses de destaque nos cenários nacional e internacional.

Seu falecimento se deu em pleno mês vocacional. "Faz-no lembrar do exemplo e dedicação deste irmão ao Povo de Deus, nos variados ministérios e nas mais variadas funções que exerceu na Igreja e na sociedade. Que a memória sempre viva deste sacerdote seja exemplo para os demais sacerdotes de nossa Igreja Particular de Fortaleza, bem como motivo de rezarmos sempre mais pelo surgimento de novas e santas vocações ao ministério ordenado", diz uma nota da Arquidiocese de Fortaleza.

Paróquia Santo Afonso - Fortaleza - CE

Nenhum comentário :

Postar um comentário