De 15 a 26 de abril acontece, em todo o País, a campanha de vacinação contra a gripe. Para o Ceará, serão disponibilizadas 1,4 milhão de doses, de acordo com o coordenador de promoção da saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Manoel Fonsêca. O público alvo são as crianças de 6 meses a 2 anos, idosos, gestantes, profissionais da saúde e indígenas. A vacina, em uma única dose, contempla a gripe sazonal e a H1N1, também conhecida como gripe A.
Serão 1,4 milhão de doses para o Ceará. O público-alvo são crianças de 6 meses a 2 anos, idosos, gestantes, profissionais de saúde e indígenas Foto: Kid Júnior
O dia "D" será em 20 de abril. A Sesa esperar vacinar 107 mil crianças, 85 mil trabalhadores da saúde, 22 mil indígenas e 909 mil idosos. "Este é o maior grupo, com pessoas com mais de 60 anos", disse Fonseca. Ele destacou que a campanha também será realizada dentro dos presídios. As pessoas com doenças crônicas, como diabetes e problemas renais, mesmo não se enquadrando nestes grupos, podem ser vacinadas.
No ano passado, foram vacinadas 1,1 milhão de pessoas em todo o Estado, atingindo uma cobertura de 85,45% da meta esperada. Segundo o coordenador, como a vacina tem a duração de um ano, o mais indicado seria esperar pela campanha. "Na rede pública, acho que não tem estoque de vacinas. Quem quiser se vacinar agora na rede particular, é importante que observe a validade, pois o prazo é apenas de um ano", afirmou.
A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.
Imunização
O Serviço Social da Indústria (Sesi/CE) já está se preparando. Até o próximo dia 15 de março, a entidade, componente do Sistema Fiec, recebe adesão de empresas à Campanha de Vacinação de Combate à Gripe. As empresas e sindicatos industriais interessados em imunizar trabalhadores devem procurar a entidade, por meio do Núcleo da Parangaba. Já em Juazeiro do Norte e Sobral, devem procurar os núcleos do Sesi locais.
A campanha, que vai imunizar 900 mil trabalhadores de 6 mil empresas e sindicatos industriais de todo o Brasil até junho, é realizada em parceria com a Sanofi Pasteur. Além da aplicação das doses de vacina, as empresas terão orientações sobre a iniciativa e os efeitos da vacina. Receberão, ainda, um estudo que avaliará a redução dos casos de absenteísmo por gripe e se houve diminuição de custos por afastamentos pela doença.
Em 2012, o Sesi imunizou 466 mil trabalhadores, pouco mais da metade do programado para este ano. No Ceará, 52 mil trabalhadores foram vacinados em 2012. A campanha de vacinação na indústria complementa a que é realizada anualmente pelo governo federal, que imuniza grupos de maior risco, como crianças de até dois anos, gestantes, profissionais de saúde, idosos, índios e doentes crônicos.
A vacinação - adotada na indústria pelos departamentos regionais do Sesi há cinco anos - é a principal estratégia para evitar as faltas ao trabalho e a queda de produtividade dos profissionais relacionadas à gripe. A ação ainda pode reduzir os gastos com consultas médicas e remédios.
A gripe afeta cerca de 600 milhões de pessoas por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença, atinge entre 5% e 10% da população adulta e entre 20% e 30% das crianças mundialmente. Por ano, ocorrem entre 3 e 5 milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil mortes no mundo.
Com base na incidência da gripe sobre a população adulta estimada pela OMS, a médica Isabella Ballalai, diretora da Associação Brasileira de Imunizações, acredita que, no Brasil, a gripe afete, por ano, de sete a 14 milhões de pessoas.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário