15/03/2013

No Dia Mundial do Consumidor, público terá orientações na Praça do Ferreira


No Dia Mundial em Defesa do Consumidor, comemorado em 15 de março, representantes de diversas entidades, empresas, agências reguladoras e da universidade estarão na Praça do Ferreira para levar à população de Fortaleza orientações e prestação de serviços, a partir das 9h.  Na sede da Procuradoria Geral da Justiça (Rua Assunção nº 1100, no bairro José Bonifácio), às, 10h, a secretária-executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante, dará entrevista coletiva à imprensa para divulgar o cadastro de reclamações do órgão em 2012. Será o encerramento da Semana do Consumidor.

Em Fortaleza, desde segunda-feira, por meio dos Procons Itinerantes, a população e turistas recebem orientações para que seus direitos como consumidores sejam respeitados. Como Fortaleza é uma das capitais que irão receber jogos da Copa das Confederações, em junho próximo, e da Copa do Mundo de 2014, a Semana deu foco ao tema “Justiça para o consumidor turista agora”. Até o último dia 13, atenção foi dada à população e visitantes em pontos turísticos como Mercado Central e Avenida Beira-Mar.

A Presidente do Fórum Permanente de Defesa do Consumidor do Estado do Ceará, Profª Shandra Carmen Sales de Aguiar, coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar da UFC, informa que, no País, a Secretaria Nacional do Consumidor já está de olho para evitar a cobrança exorbitante de preços em hotéis e restaurantes durante os grandes eventos esportivos .

Shandra esclarece que a data de 15 de março foi instituída como  Dia Mundial em Defesa do Consumidor em 1962, nos Estados Unidos. Naquela ocasião, o Presidente John Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso Nacional de seu país, tratando da garantia dos direitos dos consumidores. No Brasil, a data só começou a ser comemorada na década de 1980.

Juntos, na realização da Semana do Consumidor, estão o Ministério Público/Decon Prefeitura Municipal de Fortaleza, Assembleia Legislativa do Ceará, Universidade Federal do Ceará, Fórum Permanente de Defesa do Consumidor do Ceará (FPDC), Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Ceará) e Associação Brasileira de Economistas Domésticos (ABEC).

Mais informações: Ministério Público – (fone: 85  3452 4516 / 3454 1195) / Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar da UFC / Fórum Permanente de Defesa do Consumidor do Estado do Ceará – (fone: 85 3366 9474)
 

Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário