No próximo dia 13, Fortaleza comemora 287 anos com show gratuito do cantor e compositor Milton Nascimento, no Aterro da Praia de Iracema. Além do mineiro, participam do evento a dupla Palavra Cantada, em espaço montado para o público infantil, e artistas locais, em show intitulado “Para cantar Fortaleza”.

Milton Nascimento se apresentará acompanhado da Orquestra Eleazar de Carvalho
Serão dois palcos montados no local. No principal, o cantor mineiro apresenta-se às 21 horas, acompanhado pelos músicos da Orquestra Eleazar de Carvalho (Orcec) e pela fadista portuguesa Carminho. A programação é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor).
Um pouco antes, às 20 horas, acontece o show “Para cantar Fortaleza”, que reúne vários artistas da cidade para interpretar canções de compositores cearenses. Carol Oliveira, Cátia Cilene, Di Ferreira, Guto Ribeiro, Lúcio Ricardo, Manassés e Marcos Lessa irão se revezar no palco e apresentar um repertório que inclui sucesso como “Terral” (Ednardo), “Cebola Cortada” (Petrúcio Maia e Raimundo Fagner), “Como nossos pais” (Belchior) e “Coca-colas e Iguarias” (Valdo Aderaldo).
Parceria
Em 2013, Milton Nascimento completa 50 anos de carreira. Para celebrar esse e outros dois marcos importantes de sua trajetória – a participação no Festival Internacional da Canção de 1967, no qual classificou três musicas de sua autoria (Maria Minha Fé, Travessia e Morro Velho) e o lançamento do disco “Clube da Esquina”, um dos maiores sucessos de 1972 – a MP,B Produções e a Nascimento Música planejaram a turnê “Milton Nascimento – Uma Travessia”, que promete reviver os grandes sucessos do artista. Neste ano, a turnê deve passar por toda América do Sul, Europa e Estados Unidos. “Tenho certeza de que vai ser uma das melhores turnês da minha vida”, avisa Milton Nascimento.
Não é com essa turnê, porém, que o cantor visita Fortaleza, mas com o show que inclui participação da fadista Carminho. Em meados do ano passado o mineiro foi convidado pela portuguesa a dividir o palco em Lisboa; no Brasil, a dobradinha repetiu-se em algumas cidades.
Pequenos
A programação do evento em Fortaleza inclui ainda atrações voltadas às crianças. A partir das 16 horas, a arena infantil abre com atividades de recreação. Às 18 horas, é a vez da dupla Palavra Cantada subir ao palco do espaço, com o espetáculo “Brincadeiras Cantadas”.
Criado em 1994, o Palavra Cantada é formado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, cuja proposta musical é marcada pela preocupação com a qualidade das letras, arranjos e gravações.
Dos 13 CDs lançados até agora, seis foram premiados. Os dois primeiros ganharam o prêmio Sharp de melhor álbum infantil: “Canções de Ninar” (1994) e “Canções de Brincar” (1996), com composições da dupla em parceria com Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e Edith Derdyk.
Ao longo desses quase 20 anos de atuação, a dupla também já lançou DVDs, álbuns de coletâneas, programa de rádio, disco em outra língua, shows, livros, trilhas sonoras e outros produtos.
Todas as atrações são gratuitas. No dia do evento, a Prefeitura disponibilizará tarifa social no transporte coletivo. Além disso, haverá esquema para arrecadação de alimentos e água para as vítimas da seca.
Programação de shows e atividades em comemoração ao aniversário de Fortaleza. Dia 13, a partir das 16h, no Aterro da Praia de Iracema. Gratuito.
Adriana MartinsRepórter
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário