21/05/2013

BOLSA FAMÍLIA: Movimento volta ao normal


Após o boato que assustou boa parte dos beneficiados do Bolsa Família, a população favorecida com o programa pôde ficar aliviada ao ter certeza de que tudo não passou de falsos relatos. Em Fortaleza, ontem, lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal (CEF) estavam lotadas de pessoas cujo objetivo era sacar o dinheiro. Porém, entre os beneficiados que aguardavam especificamente para retirada do recurso, poucos estavam nas filas por temer o cancelamento ou suspensão do benefício, como diziam os boatos que se espalharam durante o sábado (18) e domingo (19).

Agências da Caixa e casas lotéricas estavam lotadas, mas poucas pessoas esperavam nas filas por conta dos boatos do fim de semana Foto: Natinho Rodrigues

Durante o fim de semana, os rumores geraram desentendimentos, tumultos e atingiram pelo menos 12 Estados do País, entre eles, o Ceará, o mais afetado, onde 34 postos da Caixa ficaram lotados. Apesar de o governo federal ter desmentido o boato de suspensão, muitos ficaram temerosos em perder o recurso e procuraram as agências.

Ontem, em três casas lotéricas do Centro e na agência da Caixa do mesmo bairro, funcionários afirmaram que o movimento era normal para uma segunda-feira. A dona de casa Lucimar dos Martins afirmou que já estava mais tranquila e que a tensão aconteceu mesmo durante o fim de semana. "Sábado foi uma confusão, mas, como não tivemos mais informações, não nos preocupamos muito, porque não achava possível que o governo fosse cancelar algo tão importante", ponderou.

Diferentemente dela, a também dona de casa Dalva Nascimento ficou apreensiva. "Se suspendessem o programa, seria um problema grande", avalia ela que, no sábado e domingo, procurou uma agência da Caixa.

As origens dos boatos que geraram contratempos e preocupação ainda não são conhecidas, porém, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, enfatizou que o caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Franci, afirma que tudo está normalizado e que os saques já obedecem o calendário normal. Ele reconhece que o movimento nas agências durante o fim de semana foi fora do comum, por isso, as agências decidiram liberar o pagamento de todas as datas. "Como o fluxo de pessoas estava grande, tivemos o cuidado de manter o respeito à integridade física das pessoas. Dessa maneira, abrimos os pagamentos para todos", disse. Ele reforçou que não houve registro de depredação ou confusão que não pudesse ser controlada. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário