21/05/2013

Senado celebra 40 anos de fundação da Unifor


Personalidades políticas homenagearam a trajetória educacional da Universidade de Fortaleza

Brasília (sucursal).  Os 40 anos da Universidade de Fortaleza (Unifor) foram comemorados ontem em Brasília, durante uma sessão solene do Senado Federal, que foi realizada por solicitação do senador cearense, José Pimentel (PT). O evento contou com a presença do governador do Ceará, Cid Gomes; do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio e de diversas autoridades do Estado.

Mesa da solenidade que comemorou as quatro décadas de criação da Universidade de Fortaleza, que é um exemplo de excelência na atividade acadêmica e de elevada responsabilidade social FOTO: HERMÍNIO OLIVEIRA

Compuseram a Mesa da solenidade da presidente do Grupo Edson Queiroz,  Yolanda Queiroz, o chanceler da Unifor, Airton Queiroz, a reitora da Instituição, Fátima Veras, os senadores cearenses José Pimentel, Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB). 

A sessão solene contou ainda com as presenças dos deputados Danilo Forte (PMDB), Chico Lopes (PCdoB) e Mauro Benevides (PMDB), além de diversas autoridades como o ministro do Tribunal de Contas da União, Valmir Campelo. Para abrilhantar o evento, a  Camerata da Unifor executou as obras Três Peças Nordestinas, de Clóvis Pereira, e Quatro Momentos, de Ernani Aguiar, além do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Ceará. 

Apesar de não fazer uso da tribuna, o governador Cid Gomes destacou a importância da Unifor para o desenvolvimento do conhecimento no Estado. "São 40 anos de bons serviços prestados à cultura, à educação no Estado do Ceará. É a maior universidade privada do Nordeste e tem participado no desenvolvimento do Estado". 

Ao longo desses 40 anos, a Universidade de Fortaleza formou mais de 70 mil profissionais e hoje conta com cerca de 25 mil alunos. A instituição de mantém 40 cursos de graduação, com um corpo docente formado por 1.200 professores, dos quais, 80% são mestres e doutores. 

O chanceler Airton Queiroz foi o único representante da Universidade a discursar no Senado. Ele ressaltou o passar rápido do tempo, ao lembrar que há quatro décadas nascia, no dia 21 de março, a maior universidade particular do Norte e do Nordeste brasileiro.

O chanceler destacou, ainda, o desenvolvimento da instituição no tripé de graduação, pesquisa e extensão o que lhe angariou reconhecimento  local, regional e nacional. 

Autor do requerimento que deu origem à homenagem, o senador Pimentel destacou o relevante papel social desempenhado pela Unifor ao longo de sua trajetória. Ele citou vários dos programas sociais desenvolvidos pela Instituição, como o Cabelos Brancos, o Projeto Corpo e Mente e, em especial, destacou a importância do Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), "que realiza mais de 300 mil atendimentos por ano e é referência para todo o Nordeste pelos serviços prestados". 

"A educação é o caminho mais curto para o desenvolvimento e a Unifor faz parte deste caminho para o Nordeste", ressaltou Pimentel.

Confira vídeo da homenagem

;

O senador destacou o fato de a universidade manter 70 cursos de especialização, cinco cursos de mestrado e seis de doutorado, além de diversas atividades de extensão. Ele lembrou que a  instituição conta, ainda, com o programa Internacional de Intercâmbio Acadêmico que tem 160 universidades conveniadas, em 35 países. 

Sobre os projetos desenvolvidos pela Universidade de Fortaleza e enaltecidos por todos os presentes, Airton Queiroz também ressaltou o pioneirismo da universidade na pesquisa científica e tecnológica voltada para a justiça social. O chanceler citou projetos relevantes na área da pesquisa, como o realizado com as cabras transgênicas, que produzem leite com proteínas semelhantes ao leite materno. "A pesquisa ajuda a combater a alta taxa de mortalidade infantil no Nordeste e no mundo", afirmou Airton Queiroz. 

Ex-aluno da Unifor, o senador Eunício Oliveira se disse honrado por ter, como presidente da Mesa, aberto os trabalhos da sessão solene. Ao subir à tribuna, Eunício afirmou "são duas vocações que se completam: a vocação da Unifor para a excelência e a vocação cearense para o progresso, em prol do bem comum, em prol do futuro da nossa Fortaleza, do nosso Ceará, do nosso Nordeste e do nosso Brasil". 

Já o senador Inácio Arruda afirmou que a Unifor não é um empreendimento regional, "mas um investimento no desenvolvimento nacional. O seu idealizador soube quando fazer este empreendimento, sem se preocupar com o risco econômico de um negócio acadêmico, porque naquele tempo era prejuízo na certa. E a Unifor deu certo! Esta sessão faz justiça à perseverança e à fé do povo cearense, que acreditou no ideal de Edson Queiroz que já afirmava ´educação é gênero de primeira necessidade´", finalizou Arruda.

O QUE ELES PENSAM

Legado da Unifor à educação no Estado do Ceará

“São 40 anos de bons serviços prestados à cultura, à educação no Estado do Ceará. É a maior universidade privada do Nordeste e tem participado no desenvolvimento do Estado”

Cid Gomes
Governador do Ceará

“A Unifor é respeitada pela excelência acadêmica e pela responsabilidade social. Ela é um exemplo para o Ceará e para o Brasil”
José Pimentel
Senador (PT-CE)

“Edson Queiroz foi um verdadeiro visionário, percebendo as necessidades da região e ao mesmo tempo o extraordinário potencial do Estado”

Eunício oliveira
Senador (PMDB-CE)

“A Unifor nasceu do sonho  de um homem que queria mudar o status social e econômico dos estudantes cearenses”
Inácio arruda
Senador (PCdoB-CE)

AGRADECIMENTO

Discurso do chanceler Airton Queiroz

Senhor presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros.

Senhoras e senhores senadores, em especial o senador José Pimentel, proponente da homenagem à Universidade de Fortaleza em razão de seus 40 anos, demais autoridades presentes, minhas senhoras, meus senhores.

O chanceler destacou, na tribuna do Senado, a missão da Unifor ao longo de seus 40 anos FOTO: HERMÍNIO OLIVEIRA

A universidade tem uma missão fundamental a cumprir na sociedade, e essa missão está inserida no ideal de universidade que devemos perseguir. Através dos séculos, consolidou-se o entendimento de que a universidade é o ambiente de formação de pesquisadores, pensadores independentes, produtores de conhecimentos e técnicas que promovem o bem-estar humano. A universidade, a verdadeira universidade, não está alheia ao mundo, não ignora as necessidades concretas da coletividade, razão pela qual deve ser capaz de contribuir para a solução de problemas relevantes.

Desde 1973, portanto há 40 anos, a Universidade de Fortaleza incorpora essa missão ao se indagar sobre as carências, dilemas e dificuldades da região onde está inserida e propor meios viáveis de superá-los, no esforço de desenvolver competências para demandas não apenas locais, mas também nacionais e internacionais.

A Unifor, instituição que já nasceu universidade, como disse o ministro Jarbas Passarinho, na aula inaugural no dia 21 de março de 1973, "na meia luz do crepúsculo vespertino de hoje, nesta Fortaleza, vi um homem chorar e uma universidade nascer". Desde então oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão em várias áreas do saber. E por isso se dedica a beneficiar todos aqueles que por ela passam, no sentido de proporcionar aquisições científicas, profissionais e culturais.

A Unifor configurou-se na participação de indivíduos, grupos humanos e unidades sociais de sua região. Alcançou reconhecimento em todo o País, por meio de premiações nacionais e colocações honrosas nas avaliações do MEC, e até mesmo fora do Brasil, ao firmar parcerias com instituições e universidades em diversos países. Ao longo de seus 40 anos, ela entrelaça a sociedade civil, o poder público e o mundo empresarial na realização de trabalhos produtivos.

Seus 70 mil graduados e 10 mil pós-graduados, a partir da qualificação adquirida nos 37 cursos de graduação, 12 de graduação executiva, 5 mestrados e 6 doutorados, exercem as mais destacadas funções em suas áreas de atuação. São secretários de Estado, políticos, professores, pesquisadores e empresários. A Unifor mantém convênio de intercâmbio com 170 universidades em 30 países. A dupla titulação outorgada pela Unifor e por universidades estrangeiras insere o aluno em outra cultura de sua escolha e, ao validar seu diploma internacionalmente, lhe abre portas nos principais centros mundiais.

Na área da pesquisa, destacam-se projetos de relevo nacional como o das cabras transgênicas, com a possibilidade de produção de leite com proteína semelhante à do leite materno, ajudando a combater a alta taxa de mortalidade infantil no Nordeste e no mundo.

Na pós-graduação, investe na formação de líderes para as diversas áreas de gestão, com ênfase para seus cursos, em parceria com a Universidade de Colúmbia e a Universidade da Pensilvânia. Líderes que transformam é o conceito que alavanca os MBAs e a educação corporativa. O objetivo é trazer para o Ceará, atualização, integração e competitividade. Neste sentido, tivemos a presença do presidente norte-americano Bill Clinton e do maestro João Carlos Martins, ambos exemplos de liderança e superação.

Os 720 mil metros quadrados do campus abrigam estruturas de ensino e de prestação de serviço. O Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) é considerado referência da Rede Pública de Saúde pela diversificação de serviços oferecidos à comunidade. A clínica efetua 300 mil atendimentos/ano.

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) desenvolve nos seus alunos a sensibilidade no atendimento à população carente, aproximando a universidade do corpo social.

A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz acolhe cerca de 600 crianças de baixa renda de 8 a 12 anos, cujos melhores alunos ganham bolsa de estudos em um grande colégio de Fortaleza e depois têm a chance de retornar para a Unifor, na mesma condição. É inegável que projetos nessa direção têm efeitos educacionais cumulativos para a região e o País como principal beneficiário.

Ressalto, ainda, a relação intrínseca da universidade com a cultura, e neste sentido a Unifor dedica atenção às artes promovendo exposições de grande porte abrindo as portas de seu espaço cultural. Esta articulação não somente com as artes plásticas, mas com o teatro, a música, a dança e o esporte, garante uma formação integrada, a apropriação intelectual, a crítica e o debate. E isto significa atendimento ao direito que tem todo cidadão de participar da vida cultural do País.

Em nome da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, agradeço a homenagem do Senado Federal.

Muito obrigado! 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário