03/05/2013

Canindé inicia mês de louvor à santa


Canindé. Uma cidade que respira fé e religiosidade o ano inteiro. Neste mês de maio, a Igreja Católica reverencia Nossa Senhora, a mãe de Deus e comemora 101 anos de sua devoção. Com o tema: "Maria, mulher de fé. És feliz porque acreditastes´´, romeiros, fieis e devotos da santa participaram da novena de abertura presidida pelo vigário paroquial frei Joãozinho Sanning, no Dia do Trabalho.

Centenas de fiéis acompanharam novena celebrada pelo vigário paroquial frei Joãozinho Sanning, realizada no Dia do Trabalho FOTO: ANTONIO CARLOS ALVES

Antes, às 18h foi hasteada a bandeira da santa que ficará exposta por 30 dias, período em que acontecem as novenas, procissões e visitas as residências e instituições educacionais do município. Todos os atos religiosos acontecem na Igreja de Nossa das Dores que teve sua construção iniciada em 1877 com recursos do Governo Imperial. Dom Pedro II mandou dinheiro para as famílias atingidas pela seca dos dois setes. Sua conclusão deu-se em 1876 com verba do cofre de São Francisco.

Na homilia, frei Joãozinho lembrou o direito de quem trabalha e fez referência a Maria e a mulher que hoje tem direito a remuneração. "O papa João Paulo II disse: todo ser humano tem direito ao trabalho, que honra as pessoas, ajuda criar nossas famílias e a construir o reino de Deus aqui na terra. Não é justo que as pessoas, os seres humanos sejam tratado com esmolas´´.

O Franciscano lembrou ainda que, em Canindé, existe uma cultura de se dar emprego e não cobrar a presença do empregado que não vai ao seu local de trabalho e no final do mês recebe.

"Nós da cidade comemos por que os agricultores produzem. O alimento chega a nossa mesa porque o homem do campo produziu para que ninguém passe fome´´, salientou o frei.

Para ele, Maria é uma mulher forte que mudou a vida da comunidade. A esposa do carpinteiro São José. A imagem peregrina visitará 27 residências e escolas da sede. A coroação está marcada para o dia 25 de maio às 19h na Praça dos Romeiros.

ANTÔNIO CARLOS ALVESCOLABORADOR 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário