09/05/2013

Deputados saúdam os 40 anos da Unifor


A sessão solene foi proposta por quatro deputados por ocasião dos 40 anos de fundação da Universidade

Em sessão solene que reuniu parlamentares, lideranças políticas, professores e convidados, a Assembleia Legislativa do Ceará homenageou, ontem, a Universidade de Fortaleza (Unifor) pelo aniversário de 40 anos de fundação da instituição. Apoiada pelo presidente da Casa, José Albuquerque (PSB), a proposição foi iniciativa dos deputados Fernando Hugo (PSDB), Fernanda Pessoa (PR), Professor Teodoro (PSD) e Paulo Facó (PTdoB).

A presidente do Grupo Edson Queiroz, D. Yolanda Queiroz, e o presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, entregaram a placa, em homenagem aos 40 anos da Unifor, ao chanceler Airton Queiroz FOTO: JOSÉ LEOMAR

A solenidade da Assembleia Legislativa também prestou homenagens ao ex-reitor da Unifor Carlos Alberto Batista e à funcionária mais antiga da instituição, a chefe da Divisão Financeira da Unifor, Nair Silva de Castro, que está lá há quatro décadas. Ambos receberam uma placa com os dizeres: "Unifor, a maior criação do visionário Edson Queiroz". O chanceler Airton Queiroz recebeu a placa principal.

O ex-reitor Carlos Alberto Batista declara que "é uma iniciativa muito feliz da Assembleia Legislativa reconhecer o trabalho da Universidade de Fortaleza. São 40 anos no Ceará. A Unifor faz parte do cenário de Fortaleza, do Ceará e de todo o Nordeste". Ainda de acordo com o ex-reitor, ao longo de seus 40 anos de existência, a instituição tem passado por seguidos avanços.

"Podemos citar, por exemplo, a implantação da pesquisa, da pós-graduação, cursos de ponta como medicina e também a grande contribuição que a Universidade de Fortaleza tem dado ao Estado do Ceará na área das artes", apontou.

Durante a abertura da sessão, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque (PSB), fez questão de justificar a homenagem à Unifor. "Esta sessão representa o reconhecimento do Poder Legislativo estadual a uma instituição que, a cada dia, fortalece o Ceará do ponto de vista acadêmico, qualificando profissionais nas mais diversas áreas", ressaltou.

Profissionais

Ainda de acordo com o pessebista, os números apresentados pela Universidade comprovam a relevância da instituição. "Ao longo destas quatro décadas, a Unifor já formou cerca de 70 mil profissionais. Integram seu corpo docente 1.200 professores, que atuam em um campus que inclui cerca de 300 salas de aula e mais 230 laboratórios especializados", destacou.

Por sua vez, a deputada Fernanda Pessoa, uma das propositoras da homenagem, destacou a percepção avançada do chanceler Edson Queiroz quando idealizou a Universidade, há 40 anos. "Para mim, ele foi um homem de muita visão, fez a Universidade num local em que ainda não existia nada e deu uma perspectiva econômica para o Município de Fortaleza, onde se formou o bairro Edson Queiroz, onde até então não existia nada", explana. Em seu pronunciamento, Fernanda Pessoa chegou a pedir uma salva de palmas ao idealizados da Unifor, o empresário Edson Queiroz.

Na avaliação do deputado Fernando Hugo, "a Unifor é símbolo vivo da vitória, da criação, da educação, do aprendizado. E ela emblematiza tudo aquilo que a espiritualidade academicista jovem e determinada tem". O tucano ainda aponta o legado formado pela instituição. "O chanceler Airton Queiroz é o símbolo representativo maior pelo lado humanístico de se ver aquela instituição que já formou nesses 40 anos de atividades quase 80 mil profissionais", reflete. E completou: "Nós, cearenses, temos o dever de comemorar".

Também propositor da homenagem, o deputado Paulo Facó levantou a contribuição da Universidade para a educação cearense. "A Unifor é patrimônio do povo de Fortaleza, fazendo parte de um Estado pobre como é o Ceará. Ele (Edson Queiroz) teve essa visão há 40 anos, quando aquilo era um roçado", diz.

O deputado Professor Teodoro (PSD), um dos autores da homenagem, ao parabenizar a Universidade pelos serviços prestados, ressaltou que o incentivo à educação deve ser uma das preocupações fundamentais para que uma sociedade se desenvolva, conforme idealizou o chanceler Edson Queiroz há 40 anos.

Agradecimento

Discurso do chanceler Airton Queiroz

A universidade é uma instituição-chave do corpo social, pois nenhuma outra organização pode contribuir de forma tão direta para o avanço cientifico-tecnológico, para a emergência de bons quadros profissionais e para a formação de novas mentalidades. A instalação de uma Universidade implica a disseminação de conhecimentos e aprendizagens, a construção de novos valores, o esforço de mobilizar, formar e desenvolver uma comunidade.

Estes foram os elementos fundantes da instituição de ensino superior Unifor, que já nasceu Universidade. E isto significa oferecer atividades de ensino, de pesquisa e de extensão em várias áreas do saber.

A Unifor, nascida em 1973, foi se configurando na participação de pessoas, grupos humanos e unidades sociais de sua Região. No sentido da corresponsabilidade e ao longo dos seus anos, ela entrelaça a sociedade civil, o poder público e o mundo empresarial na realização de trabalhos produtivos. Ela tem atuado de modo criativo e transformador, a partir da realidade em que está inserida para melhorar a vida de todos. A Unifor promove a interação com a comunidade e busca ser referência ao longo de sua trajetória histórica uma grande diversificação de projetos.

Seus 70 mil graduados e 10 mil pós-graduados, a partir da qualificação adquirida nos 37 cursos de graduação, 12 de graduação executiva, 5 mestrados e 6 doutorados exercem as mais destacadas funções em suas áreas de atuação. São secretários de Estado, políticos (e nesta Casa temos vários ex-alunos), professores, pesquisadores, empresários que frequentaram o campus da Unifor e na atualidade logram destaque, reconhecimento e elevada capacidade de articulação com a sociedade e com o tecido produtivo. A Unifor mantém convênio com 170 instituições estrangeiras, distribuídas em 30 países. A dupla titulação outorgada pela Unifor e por duas universidades parceiras insere o aluno em outra cultura de sua escolha, no sentido de ampliar suas experiências e aprendizado.

Na área da pesquisa, destacam-se projetos de relevo nacional como o das cabras transgênicas, com a possibilidade de produção de leite que trata a diarreia, responsável, ainda, pela alta taxa de mortalidade infantil no Nordeste.

Na pós-graduação, investe na formação de líderes para as diversas áreas de gestão, com destaque para os seus cursos de ponta, em parceria com a Columbia University Wharton, University of Pennsylvania, líderes que transformam o conceito que alavanca os MBAS e a educação corporativa no sentido de trazer para o Ceará a atualização e integração e competitividade. Neste sentido, tivemos a presença do presidente norte-americano Bill Clinton e do maestro João Carlos Martins, ambos exemplos de liderança e superação.

Na prestação de serviços, o Núcleo de Assistência Médica e Integrada (NAMI) é considerado referência da rede pública de saúde do Município e Estado, na diversificação de serviços oferecidos à comunidade. A Clínica Escola realiza cerca de 300 mil procedimentos e atende 25 mil pessoas por mês, envolvendo 3.500 alunos, professores e técnicos.

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) desenvolve nos seus alunos a sensibilidade no atendimento à população carente, aproximando a Universidade do corpo social.

A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz acolhe e educa cerca de 600 crianças de 8 a 12 anos da comunidade do Dendê, cujos melhores alunos ganham bolsa de estudos na escola Ari de Sá e depois podem estudar na Unifor, também com bolsa de estudos.

É inegável que projetos nessa direção têm o país como principal beneficiário e efeitos educacionais cumulativos para a região.

Entendo que a formação acadêmico-profissional na Universidade enfrenta o desafio de refletir o significado do conhecimento e, em especial, na própria ciência. Ressalto ainda a relação intrínseca da Universidade com a cultura, e neste sentido a Unifor dedica a atenção especial às artes, promovendo exposições de grande porte e abrindo as portas do espaço cultural. Esta articulação não somente com as artes plásticas, mas com o teatro, a música e a dança. E isto significa atendimento ao direito que tem todo cidadão de participar da vida cultural do País.

Em nome da Universidade de Fortaleza e da Fundação Edson Queiroz, agradeço o destaque da Assembleia Legislativa do Ceará. Muito obrigado.

O QUE ELES PENSAM

Contribuições da Unifor ao Estado do Ceará

"A Unifor é patrimônio do povo de Fortaleza. Num estado pobre, que é o Ceará, é um privilégio ter uma instituição como essa. O visionário Edson Queiroz teve essa visão há 40 anos, quando aquilo era um roçado. De lá para cá, a Universidade já formou mais de 70 mil profissionais em diversas áreas. A Unifor prestou ao Estado do Ceará, Nordeste e Brasil um relevante serviço e o mais impressionante é que, a cada dia que passa, procura aprimorar seus professores, e os alunos que saem ganhando".

Paulo Facó
Deputado estadual pelo PTdoB

"O espírito de cearensidade nos toca forte quando nos referimos a instituições e acontecimentos que mostram a vitória desse povo sofrido do Ceará, encravado no semiárido nordestino. A Unifor é símbolo vivo de vitória, da criação, da educação, do aprendizado. E emblematiza tudo que a espiritualidade academicista jovem e determinada tem. O chanceler Airton Queiroz é símbolo maior pelo lado humanístico de se ver essa instituição que já formou quase 80 mil profissionais".

Fernando Hugo
Deputado estadual pelo PSDB

"Como ex-aluna da Unifor, o que mais me marcou foi por ser a principal obra que o Edson Queiroz deixou para o nosso Estado. Para mim, ele foi um homem de muita visão, fez a universidade num local em que ainda não existia nada e deu uma perspectiva econômica para o município de Fortaleza, onde se formou o bairro Edson Queiroz. Deu uma nova conotação para que a cidade crescesse para lá. Além da visão empresarial, ele deixou um legado muito importante que foi a questão da educação".

Fernanda Pessoa
Deputada estadual pelo PR

"Parabenizo a Universidade de Fortaleza pelos 40 anos de dedicação e incentivo à educação no nosso Estado do Ceará, porque entendo que o conhecimento é o fator principal para a transformação da sociedade. Para mim, a coisa mais importante que deve estar presente na sociedade é a educação. Parabéns a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da importante história dessa instituição que tanto tem prestado contribuições para o nosso estado com relevantes projetos".

Professor Teodoro 
Deputado estadual pelo PSD 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário