Fortaleza. Foi lançado nesta semana, na região do Maciço de Baturité, o Programa de Desenvolvimento da Gestão Pública para os Municípios (Prodeg-M). A iniciativa do Governo do Estado, caracteriza-se pelo caráter interinstitucional e envolve, além de instituição de controle, órgãos da esfera estadual, da União, dos poderes executivo e legislativo.
Estiveram presentes o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho; a diretora do Ideci, Lily Frota; a diretora da EGP, Lena Lobo; o presidente do TCM, Francisco Aguiar e o prefeito de Redenção, Manoel Soares Bandeira
O objetivo é formar os gestores e servidores municipais, além de oferecer a utilização de ferramentas avançadas da gestão com a finalidade de promover a melhoria da gestão e prestar um atendimento de excelência ao cidadão.
O Prodeg-M foi apresentado por ocasião da abertura, na região, do Programa Cidadania e Controle Social, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e envolveu prefeitos, autoridades, gestores e servidores de 15 municípios: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiuna, Mulungu, Ocara, Pacatuba, Pacoti, Palmácia e Redenção, que sediou o encontro.
Cerca de 400 pessoas participaram do primeiro dia de evento. Estiveram presentes a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP), Lena Lobo Neiva; a diretora de apoio do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci), Lily Frota; o presidente do TCM, Francisco Aguiar; o prefeito de Redenção, Manoel Soares Bandeira; a presidente da Câmara Municipal de Redenção, Vasti Bandeira; o ouvidor geral do Ministério Público, Valdo Silva; o titular da Secretaria da Fazenda, Mauro Filho; os conselheiros do TCM Artur Silva e Manoel Veras; e o substituto de conselheiro, Davi Santos.
O secretário Mauro Benevides Filho, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, ministrou palestra sobre os conceitos importantes para uma gestão fiscal eficiente. De acordo com o secretário, "esses conceitos geram para os municípios a possibilidade de investir atendendo as demandas dos cidadãos", explicou. Valdo Silva, ouvidor geral do Ministério Público, também entende que as capacitações são importantes. "Os gestores carecem de uma orientação. Assim, eles podem manusear melhor as verbas públicas e, consequentemente, oferecer um serviço melhor à população", afirmou.
Direitos
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Francisco Aguiar, explicou sobre a relevância da capacitação para o gestor, destacando o papel fundamental do cidadão na cobrança de seus direitos.
"As capacitações são importantes para que os gestores possam desempenhar sua missão de acordo com os interesses da sociedade, porém, é fundamental instigar a participação da população, não somente por meio de sindicatos e associações, e sim por intermédio do portal da transparência", afirmou o presidente do Tribunal de Contas.
Após a solenidade de abertura, os participantes assistiram à palestra "Transparência e Controle Social", ministrada por Danielle Jucá, do TCM.
Entre as palestras apresentadas durante evento estão "Repasses do Orçamento Geral da União", da Caixa Econômica Federal, e o mini-curso "Captação de Recursos para Entes Públicos Municipais", oferecida pela Escola de Gestão Pública (EGP) e Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci).
Programa
O Prodeg-M terá a duração de 20 meses e oferecerá, além de palestras, 26 cursos, totalizando uma carga-horária de 530 horas de aulas.
As capacitações são dividas em seis eixos temáticos: Gestão e Modernização Organizacional; Planejamento, Orçamento e Finanças; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Controle Interno; Desenvolvimento Sustentável; Administrativo-financeiro; e Tecnologia da Informação e Comunicação.
A capacitação dos gestores e servidores públicos dos 184 municípios cearenses será realizada em dois focos: capacitação dos gestores e servidores, e o desenvolvimento de técnicas avançadas de gestão.
Mais informações
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP). (85) 3101.3832
Assessoria de Comunicação da EGP
(85) 3101.3832 ou Twitter: @egpce
Site: http://www.egp.ce.gov.br/
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário