Entre os dias 10 a 14 de junho, foi realizada consulta ecumênica sobre a água em diversas reuniões do planeta. O evento foi promovido e coordenado pelo Grupo de Referência Internacional sobre a água, do Conselho Mundial das Igrejas, e realizado em Berlim, capital da Alemanha.
A consulta contou com a participação de 56 pessoas, representantes de Igrejas, organizações ecumênicas, parceiros estratégicos, teólogos e pesquisadores sobre a água. Da América Latina participaram três representantes de Igrejas e um de organismos ecumênicos, dentre os quais o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Elias Wolff.
A consulta tinha como objetivos refletir sobre o futuro da Rede Ecumênica da Água (REDA), sobretudo após a 10ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, que acontecerá em outubro deste ano em Busan, Coréia do Sul. Refletiu-se como fortalecer a REDA em suas iniciativas de ajudar as Igrejas a desenvolverem programas que ajudem ao acesso universal à água potável e ao saneamento básico.
“Foi um momento de profunda reflexão sobre questões ambientais como a devastação das florestas, a poluição, a dificuldade ao acesso à água potável, a carência de saneamento básico para milhões de pessoas em todo o mundo, a transformação da água em bem econômico. Frente a essas questões, é preciso afirmar a água como dom de Deus, direito humano e bem comum”, afirmou padre Elias Wolff.
O assessor ainda informou que os latino-americanos, participantes do evento, aproveitaram o encontro para propor um plano de ação comum para as conferências episcopais da Igreja católica e as Igrejas membro do Conselho Latino Americano de Igrejas. Foram dados os primeiros passos para a criação de uma Rede Ecumênica da Água na América Latina, e a realização de um seminário sobre a água no continente, a ser realizado em 2014.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário :
Postar um comentário