21/06/2013

Do espaço, astronauta chinesa dá aula ao vivo para 60 milhões de crianças

A astronauta chinesa Wang Yaping, de 33 anos, respondeu perguntas de crianças durante a "aula espacial" (Foto: AP Photo/CCTV via AP Video)A bordo da nave espacial chinesa Shenzhou X, a astronauta Wang Yaping, de 33 anos, ministrou uma aula especial, a cerca de 340 quilômetros acima da Terra. Na manhã desta quinta-feira (20), mais de 60 milhões de estudantes e professores em cerca de 80 mil escolas secundárias da China assistiram à transmissão ao vivo da aula na televisão. Foi a primeira vez que o país realizou este tipo de atividade no espaço.
A astronauta, uma dos três tripulantes da nave espacial, mostrou aos estudantes o funcionamento de algumas leis da física na gravidade zero. Wang e seus colegas, o astronauta Zhang Xiaoguang e o comandante de voo Nie Haisheng, viajaram ao espaço no último 11 de junho, na quinta missão tripulada realizada pela China. Dois dias depois, a espaçonave se acoplou ao laboratório espacial Tiangong I.
A professora Wang apresenta aos alunos sua tripulação, formada pelo astronauta Zhang Xiaoguang (à esq.) e Nie Haisheng, o comandante de voo (Foto: AP Photo/CCTV via AP Video)
Wang aproveitou para apresentar os seus companheiros de viagem. Xiaoguang gravou a aula inteira com uma câmera de vídeo, e Haisheng cruzou suas pernas em uma postura de meditação, suspenso no ar, para mostrar a ausência de gravidade. "Graças à gravidade zero, todos somos mestres", disse a astronauta Wang. Depois, mostrou vários fenômenos usando pêndulos, giroscópios e gotas d'água flutuando no ar. No YouTube, é possível assistir em inglês a trechos da "aula espacial" aqui eaqui.
A China é o terceiro país do mundo com capacidade para enviar astronautas para o espaço, depois dos Estados Unidos e da Rússia. Com a aula, busca inspirar o interesse pelas ciências, além de popularizar o programa espacial entre a população, dez anos depois do primeiro voo tripulado.
A jovem astronauta, piloto das Forças Aéreas da China, é a segunda mulher astronauta chinesa a viajar ao espaço e passa a fazer parte do seleto grupo de "professores espaciais" da história. A iniciativo começou com uma tragédia, quando a primeira astronauta destinada a ministrar uma aula no espaço, a americana Christa McAuliffe, morreu no acidente da nave Challenger em 1986.
Doze anos depois, a americana Barbara Morgan deu continuidade ao programa dos "professores no espaço" na viagem do Endeavour. Barbara enviou na semana passada uma carta de felicitação a Wang Yaping, na qual lhe desejou sucesso em sua empreitada espacial. "Você vai estar muito ocupada lá em cima, mas reserve um tempo para olhar pela janela", disse Barbara em sua carta, enviada "em nome dos professores e estudantes de todo o mundo".
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário