Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total
Esperada por inúmeros admiradores da vida e da obra de Dom Helder Câmara, o processo de beatificação do ex-arcebispo de Olinda e Recife será tratado durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, na ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Em entrevista ao Dom Total, o arcebispo Fernando Saburido, da Arquidiocese de Olinda e Recife, afirmou que o processo não foi aberto oficialmente, mas confirmou que já existe uma movimentação, por parte de um grupo de presbíteros, com o objetivo de entregar ao pontífice um abaixo-assinado solicitando o aval do Vaticano para que se iniciem os estudos sobre o assunto.
O arcebispo explica que é preciso, em primeiro lugar, a autorização de Roma para que a Arquidiocese de Olinda e Recife crie um Tribunal Diocesano, que terá a atribuição de proceder aos estudos sobre a vida do candidato. Após a primeira fase de levantamento de informações, o pedido é encaminhado à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano.
O arcebispo de Olinda e Recife, Fernando Saburido, ressalta que o assunto certamente será tratado na ocasião da visita do papa ao Brasil, uma vez que trata-se de algo que interessa a todos os fiéis da Igreja Católica brasileira. Segundo ele, será um momento muito oportuno. “Dom Helder foi exemplo de compromisso com a sociedade e, especialmente, com os mais pobres. Isso precisa ser reconhecido”, afirma.
Dom Helder Câmara
A beatificação de Dom Helder Câmara é ansiosamente aguardada por toda comunidade católica brasileira pela grande contribuição social e humanística à sociedade. Fervoroso defensor dos direitos humanos e sociais, foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.
Também era conhecido pelas suas ideias a respeito da importância da educação na vida das pessoas. Para ele, “a maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar”.
Dom Total
Nenhum comentário :
Postar um comentário