No Evangelho deste domingo, Jesus envia 72 dos seus discípulos a anunciar a vinda do Reino de Deus à terra, e dá-lhes instruções de como devem comportar-se ao fazerem este serviço a Deus e à humanidade.
Desde o batismo, todo o cristão se identifica com esses 72 discípulos nesta obra admirável de partilhar o Deus do Amor com toda a humanidade. E esta partilha do Reino de Deus com os outros é a conclusão lógica da fé que recebemos. Por isso São Paulo afirmava: «Animados do mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: ‘Acreditei, por isso falei’, também nós acreditamos, e por isso falamos» (2 Cor 4, 13).
Podemos dizer que tudo isto se resume, afinal, na palavra ‘missão’, envio: A SantíssimaTrindade é uma comunidade missionária, em que o Pai envia o seu Filho muito Amado à terra para pregar a mensagem da salvação, sofrer a sua paixão e a sua morte, e ressuscitar glorioso e triunfante. Jesus envia os seus apóstolos pregar o Evangelho a todas as criaturas. Em seguida, o Pai e o Filho enviam o seu Espírito Santo para habitar e fecundar o trabalho da Igreja fundada pelo Senhor Jesus. E no momento do batismo, cada cristão torna-se um enviado a anunciar a Boa Nova por meio da palavra e das boas obras.
No seu documento «Decreto sobre a atividade missionária da Igreja», afirma o Espírito Santo por meio do Concílio Vaticano II: «A Igreja é por sua natureza missionária” (No. 2). Por isso, se a Igreja deixasse de ser missionária, deixaria mesmo de ser Igreja.
Pode isto às vezes parecer-nos difícil, ou mesmo inútil, esta nossa ação missionária, ocupados como andamos com tantas outras necessidades na nossa vida. Sozinhos, é este sentimento normal. Mas com Deus nada é impossível. Foi o que aconteceu com Maria de Nazaré: Ao aceitar de Deus a proposta de se tornar a Mãe do Messias, foi ela imediatamente comunicá-Lo à sua parente Isabel e a tantos outros dessa mesma terra.
No Evangelho deste domingo, ao voltarem da pregação da Boa Nova a que Cristo os enviara, «os 72 discípulos vinham cheios de alegria». Anuncia-lhes Jesus: «Alegrai-vos porque os vossos nomes estão escritos no Céu». E este anúncio de Cristo é para todos os que, de coração sincero e alegre, comunicam Cristo aos outros.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário