16/07/2013

Comissão Europeia combate desperdício alimentar


A Comissão Europeia está a preparar uma série de medidas de combate ao desperdício alimentar, que ascende a 89 milhões de toneladas por ano, só na União Europeia. A apresentação das novas normas deverá ser feita até ao final de 2013. 

«Há algo de errado no atual sistema», considera o comissário do Ambiente, Janez Potocnik, classificando como «moral e economicamente inaceitável» a quantidade de recursos necessários para produzir os alimentos desperdiçados. 

Para recolher ideias de aperfeiçoamento das medidas, e garantir que o sistema alimentar utiliza os recursos de forma eficiente, foi lançado um processo de consulta pública, aberta a cidadãos, indústria alimentar, organizações não governamentais e autoridades públicas. A entrega de propostas pode ser feita até 1 de outubro. 

Segundo dados estatísticos, verifica-se que o desperdício alimentar no espaço comunitário atinge maiores dimensões no consumo doméstico (42 por cento), sendo que 60 por cento são perfeitamente evitáveis. Seguem-se a indústria (39 por cento), o setor da restauração (14 por cento) e, por último, a distribuição (5 por cento). 

Numa altura em mil milhões de pessoas passam fome no mundo, cerca de um terço de toda a comida produzida continua a ser perdida ou desperdiçada, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente. Apesar de existirem, hoje, 50 mil plantas comestíveis, mais de quatro mil milhões de pessoas dependem de três culturas – arroz, milho e trigo. As três são responsáveis por dois terços do consumo de energia.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário