17/07/2013

Igreja Católica empenhada na valorização do turismo

O diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT), da Igreja Católica, considera que esta deve ajudar a promover as “potencialidades singulares” deste setor e sublinhar a dimensão espiritual no período de descanso.
“O turismo, em Portugal, é um setor de atividade econômica e social que muito pode ajudar, na hora presente, ao desenvolvimento do país. Esta oportunidade pressupõe o empenhamento de todos, nomeadamente da Igreja, com aquilo que lhe é específico”, escreve o padre Carlos Godinho, numa mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Segundo este responsável, às comunidades católicas compete apresentar uma proposta de “autêntica vivência espiritual” e uma “disponibilização qualitativa do patrimônio cultural religioso”, para “promover todas as formas de um descanso autêntico, revigorador da pessoa na sua integridade”.
“A Igreja é inequivocamente chamada a prestar singular contributo para o desenvolvimento de um turismo englobante e de qualidade. Se este requer aptidão específica de todos os grupos da sociedade, não a requer menos à Igreja”, prossegue.
No artigo orientador para a época balnear de 2013, o diretor da ONPT apela à “valorização do acolhimento”, um “grande valor humano e cristão”.
“Lugar particular, nesta atenção, terão ainda as famílias, podendo encontrar nas diversas comunidades cristãs de acolhimento um apoio espiritual e humano às suas vivências, promovendo-se assim um tempo de lazer que seja igualmente de fortalecimento das relações de todos os seus membros”, assinala.
O responsável sustenta que o contributo da Igreja a favor de um “turismo de qualidade e de autêntico serviço à pessoa” é uma forma de participação na “prossecução de um autêntico bem comum”, recordando ainda a importância econômica deste setor.
“No contexto socioeconômico em que Portugal atualmente se encontra, todas as possibilidades de promoção do desenvolvimento econômico, gerando mais receitas e aumento de emprego, são uma verdadeira bênção”, refere o sacerdote da Diocese de Coimbra.
Para o diretor da ONPT, compete ainda à Igreja “atender aos que trabalham no setor do turismo”, requerendo para eles as condições “dignas de trabalho e a justa remuneração”, atendendo particularmente às condições laborais em tempos de maior afluxo de turistas.
OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário