16/07/2013

Religiosos e Religiosas iniciam Assembleia em Brasília

 CRB Nacional
A XXIII Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) teve o seu início hoje e vai até o dia 19 de julho, sexta-feira. O evento está sendo realizado nas dependências da Escola Paroquial Santo Antônio, em Brasília (DF).
Uma apresentação cultural preparada pelos adolescentes do corpo coreográfico do Centro Sócio-educacional Santo Aníbal, ação social das Missionárias Rogacionistas, no início da Assembleia, encheu os olhos dos participantes.
A mesa de abertura, conduzida pela Irmã Márian, atual presidente da CRB, contou com as presenças de Frei Paulo Sérgio de Souza, OFM anfitrião do evento; pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, representando o cardeal e prefeito Dom João Braz de Aviz; de Dom Leonardo U. Steiner, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); de Irmão Inácio Nestor Etges, representando a Irmã Mercedes Casas, presidente da CLAR, e da Irmã Loiri Lazzarotto, da União Internacional das Superioras-Gerais. Eles saudaram os religiosos e as religiosas, presentes no auditório da Escola.
Irmã Márian Ambrósio lembrou que a Assembleia é um momento e uma oportunidade para se cultivar a comunhão e partilhar experiências. Pe. Perrone leu a mensagem de Dom João que, cumprimentando a todos, ressaltou a importância de se fortalecer o caminho juntos, no testemunho da vida pautada no evangelho.
Dom Leonardo enfatizou o tema da Assembleia, "Permanece conosco" (Lc 24,29). Para ele este apelo tem o seu fundamento no princípio de que todos nós, convidados para o encontro com Jesus em nossos corações, aceitando-O, permanecemos com Ele. Neste sentido,ele recordou os pobres, lembrando que eles estão ali para que nós os encontremos. Destacou ainda, que é preciso ir à procura do que ainda está por vir e fez uma menção especial, em agradecimento aos religiosos e às religiosas do Brasil, ao serviço missionário realizado no Haiti. "Quero deixar uma palavra de gratidão aos religiosos e às religiosas, rosto da Igreja, um dom para a Igreja do Brasil", disse.
Irmão Inácio ressaltou a época de grandes mudanças na qual vivemos hoje, marcadamente complexa e que traz novos cenários e muitos sujeitos emergentes. "São mais de 130 mil religiosos atuando no continente americano e caribenho", ele enfatizou, lembrando o conceito de fidelidade criativa de Ir. Mercedes para lidar com as novas grandes questões e novos contextos que impactam a missão da vida consagrada, como o tráfico de pessoas, a participação democrática (como as manifestações vivenciadas nas últimas semanas no Brasil), a cultura digital e as redes sociais, dentre outros. "A vida consagrada está sendo chamada a ser Casa de Betânia. Casa de Encontro. Comunidade de todos", afirmou.
Irmã Loiri a vitalidade, a esperança e a alegria da vida religiosa no Brasil. Para ela a Assembleia vem trazer um novo olhar e novos horizontes, sobretudo a partir dos textos e materiais preparatórios enviados junto com a convocação para o evento. "É um momento de esperança", concluiu.
A segunda mesa da cerimônia de abertura da Assembleia foi composta pelos membros da Diretoria atual da CRB. Irmã Márian recordou o objetivo do encontro promovido por ocasião da Assembleia, salientando que é um momento para celebrar, refletir, redimensionar e tomar decisões. Ela fez menção especial às presenças do Pe. Décio Batista Teixeira e do Pe. João Edênio Valle, presidentes da CRB Nacional nos períodos de 1977 a 1983 e de 1989 a 1995, respectivamente, como oportunidade para se abraçar a história da CRB a partir da participação e do testemunho deles. Sem se esquecer de nenhum participante, representante e colaborador, ela destacou a presença e dedicação de todos e também da juventude, que representa a nova geração da vida religiosa, bem como um novo caminho.
Irmão Jardelino Menegat apresentou as orientações sobre o processo eletivo para votação do presidente e diretoria para o novo triênio, que será realizada amanhã, dia 16 de julho, através de vinte urnas eletrônicas. Irmã Márian, pedindo à divina providência para atuar durante os dias da Assembleia, enfatizou: "Bem mais significativo do que eleger pessoas é eleger o projeto trienal de vida e missão para a CRB".
Para encerrar as atividades do dia foi feito o lançamento do CD "Permanece conosco", uma coletânea de diversos autores relacionadas ao ao lema da Assembleia.
Fonte: www.crbnacional.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário