Batendo um novo recorde, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 alcançou 5.500 inscrições de jornalistas de todo o mundo e superou a marca de Madri. A capital da Espanha teve cerca de 5 mil profissionais de imprensa na JMJ de 2011.
O pedido de cadastramento da imprensa se encerrou no último dia 20 de junho. A estimativa é de que cerca de 2 mil jornalistas do total sejam de veículos internacionais.
A confirmação do credenciamento ainda depende da aprovação de organismos federais. As autorizações devem ser divulgadas ainda esta semana. Segundo a coordenadora de credenciamento de imprensa, Josery Pantoja, o número de pedidos de credenciamento mostra que a JMJ é um evento de repercussão no mundo inteiro. “A JMJ está muito além da mídia religiosa. O mundo inteiro vai estar voltado para a JMJ”, destacou.
Além disso, a participação da imprensa vai ser determinante para apresentar ao mundo o conceito da Jornada, de acordo com Josery. “Esse número de jornalistas mostra que vamos levar ao mundo o sentido da Jornada: serenidade, paz e amor ao próximo”, disse.
A participação da imprensa internacional nesse processo é essencial, de acordo com a coordenadora da assessoria de imprensa internacional, Inés San Martín. “Chama a atenção a variedade dos veículos que vão vir para a JMJ”, destacou. Ela destacou que há muitos veículos de língua inglesa, espanhola, além de alemã, italiana, polonesa e até japonesa e chinesa. Os organismos de imprensa vêm de todos os continentes.
“Minha opinião é que a JMJ vai ser histórica”, destacou Inés. A cobertura internacional também será importante para garantir que mesmo os que não estarão no Rio de Janeiro terão uma experiência com a JMJ. “Já passamos Madrid e temos muitos meios de comunicação que não foram a Madrid. Isso significa que mesmo os jovens do mundo que não vão poder vir ao Rio de Janeiro, vão poder partilhar da JMJ através da imprensa internacional”, disse.
CatolicaNet
Nenhum comentário :
Postar um comentário