23/07/2013

Moradores de Aparecida, SP, vão enfeitar ruas do trajeto do papamóvel

Moradores da Rua Barão do Rio Branco - Aparecida - SP (Foto: Daniel Corrá/G1)A aposentada Maria Garcia, de 83 anos, quer reunir os netos para ver o Papa. (Foto: Daniel Corrá/G1)
Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
Bexigas e bandeiras devem ser colocadas pelos moradores nas ruas que compõem o percurso que o Papa Francisco fará de papamóvel nesta quarta-feira (24) emAparecida (SP). O objetivo das familías que terão o privilégio de ver o pontífice de dentro de casa é prestar uma homenagem e deixar o trajeto de 1,1 quilômetro mais 'especial'. Pelo menos 200 mil pessoas são esperadas na cidade durante a visita.
A avenida Barão do Rio Branco, onde o Papa irá passar após a missa no Santuário Nacional rumo ao Seminário Bom Jesus, deve receber enfeites da aposentada Maria Odete Figueiredo Nunes Roque, de 63 anos, que vai ver o Papa acompanhada do marido.
Moradores da Rua Barão do Rio Branco 2  - Aparecida - SP - Maria Odete (Foto: Daniel Corrá/G1)
A aposentada Maria Odete, de 63 anos, e o marido
querem enfeitar a casa (Foto: Daniel Corrá/G1)
“Estamos vendo com os vizinhos de colocar  bexigas e bandeirinhas. Algo temos que fazer porque ele merece”, disse Maria Odete que verá pela primeira vez um Papa de tão perto. “Tenho até brincado que vou subir no coqueiro que tem em frente a minha casa para ver melhor”, diz. A avenida Barão do Rio Branco compõe junto com a Getúlio Vargas, rua Anchieta e a praça Benedito Meirelles, o percurso do papamóvel que deve durar cerca de 45 minutos e será um dos momentos que os fiéis devem ficar mais próximos do pontífice (veja trajeto abaixo).
De camarote
Proprietária de um mercado na rua, Antônia Martins Limo, de 63 anos, mora em cima do comércio há 13 anos e assistirá a passagem de Francisco de “camarote”. “Vou preparar a sacada da minha casa e dar uma arrumadinha. Também estamos pensando em fazer um enfeite, mas ainda não decidimos o que será”, afirma.

Vista da Rua Barão do Rio Branco, em Aparecida, por onde o Papa Francisco deve passar a caminho do Seminário Bom Jesus (Foto: Daniel Corrá/G1)
Vista da Rua Barão do Rio Branco, em Aparecida,
por onde o Papa vai passar  (Foto: Daniel Corrá/G1)
A comerciante conta que viu de longe João Paulo II, em 1980, e Bento XVI durante suas passagens pela cidade. “Na missa do João Paulo II, era muito tumultuado e fiquei tão longe que era melhor ver pela TV. Agora na porta da casa da gente é bem melhor”, conta Antônia, que mora sozinha no local e pretende reunir os filhos na sacada. “Minha família é muito grande e não caberia todo mundo, mas pelo menos meus filhos e netos quero reunir”, diz.
A aposentada Maria Garcia dos Reis, de 83 anos, também pretende reunir os netos para ver o papa. Com um neto, ela é a única moradora de um prédio de três andares, com comércios e escritórios e já aguarda a chegada do dia. “Nunca vi um Papa passando na minha rua e vou aproveitar muito, porque pode ser a última vez, devido a minha idade”, afirma.

Dona Maria diz que está emocionada com o fato do Papa Francisco passar pelo local e que simpatizou com a escolha sua escolha logo de cara. “Estou muito feliz com esse Papa. Ele tem uma humildade e simplicidade muito grande e é tão alegrinho. É tudo de bom, a gente fica muito feliz com a vinda dele”, diz a aposentada.

Ela não sabe, porém, se acompanhará a passagem da janela de casa, ou da própria calçada. “Daqui de cima a vista não é tão boa, só dá para ver as cabecinhas das pessoas. Ainda não decidi se vou descer ou vou acompanhar daqui mesmo”, afirma.

Nenhum comentário :

Postar um comentário