18/09/2013

Instituto Socioambiental Dom Helder

Especialistas destacam criação 


Por Rômulo Ávila
Repórter DomTotal

A criação do Instituto Socioambiental Dom Helder, lançado oficialmente na última quinta-feira (12), em Belo Horizonte, foi destacada pelos participantes do II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Escola Superior Dom Helder Câmara, na semana passada.

O Instituto tem por fundamentos informar, educar, difundir os temas que envolvam os interesses da sociedade, abrangendo todas as áreas que permitam identificar o papel do homem no seu meio ambiente cultural, em suas relações sociais, ambientais, interpessoais e de trabalho, transformando esse meio em um lugar que a pessoa possa se desenvolver de forma segura e equilibrada.

A professora catedrática das Universidades Lusíada, Branca Martins da Cruz, tem ampla experiência no seguimento, uma vez que criou, há 19 anos, o Instituto Lusíada para o Direito do Ambiente (ILDA), de Portugal. “Criei um instituto de direito ambiental em 1994 justamente por ser necessário sensibilizar os estudantes de direito, e não só eles, para as questões ambientais e para o direito ambiental”, disse, em entrevista ao DomTotal. “É uma iniciativa de se louvar”, elogiou. 

O navegador e escritor Amyr Klink disse que o Brasil precisa de ações e projetos que ajudem a difundir o conhecimento.  “Quero desejar muito sucesso ao Instituto Socioambiental Dom Helder. Queria dizer que é uma ação muito importante essa de criar iniciativas que façam uma espécie de propulsão do conhecimento”, disse.  

A professora da Universidade Católica de Santos, Norma Sueli Padilha destacou a importância da educação para a formação de uma consciência ambiental e ressaltou que o Instituto terá a oportunidade de atuar em campo incipiente. “Nós não temos no Brasil uma cultura de ocupação, preocupação  ou ação efetiva com relação aos problemas ambientais. Então, é importante que isso seja feito pela via da educação. Acredito que a atuação deste instituto se dará no campo da cidadania ambiental, que é muito incipiente no país e que requer ações importantes  e conscientização urgente. Tenho certeza que será  um grande trabalho”, avaliou. 

Assista o vídeo  e saiba mais sobre a atuação do Instituto:

Redação DomTotal

Nenhum comentário :

Postar um comentário