A Santa Sé anunciou esta quinta-feira, 10 de outubro, a nomeação de Manuel Linda para bispo ordinário castrense em Portugal. O prelado, de 57 anos, até agora bispo auxiliar de Braga, substitui Januário Torgal Ferreira, que havia apresentado a renúncia ao cargo de bispo das Forças Armadas e de Segurança, por ter completado 75 anos de idade.
O novo bispo castrense nasceu a 15 de abril de 1956 na Freguesia de Paus (concelho de Resende, diocese de Lamego), frequentou os Seminário Menor (Resende) e Maior (Lamego) da diocese de Lamego, bem como o Instituto de Ciência Humanas e Teológicas (Porto); foi ordenado padre a 10 de junho de 1981.
Januário Torgal Ferreira tinha sido nomeado auxiliar do Ordinariato Castrense, com o título de bispo de Gaudiaba, a 22 de abril de 1989, assumindo o cargo de vigário-geral castrense a 25 de agosto do mesmo ano, um mês depois de ter sido ordenado bispo na igreja da Santíssima Trindade, no Porto; no dia 3 de maio de 2001 foi nomeado bispo das Forças Armadas e de Segurança, tomando posse em junho desse ano.
«Quero aproveitar este momento para cumprimentar cordialmente aqueles e aquelas que, no nosso país, assumem o alto encargo de, a nível interno e externo, promover a paz e a segurança. Conto com a boa vontade de todos, neste momento civilizacional de oportunidade histórica para a fé. Obviamente, espero muito da dedicação generosa dos capelães, meus mais diretos colaboradores», disse Manuel Linda, numa mensagem de saudação difundida pela agência Ecclesia. Até à tomada de posse do novo bispo, em data ainda a definir, o Ordinariato será guiado pelo padre Manuel Amorim, vigário-geral castrense, na qualidade de administrador diocesano.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário