03/01/2014

Alemanha: “não ignorar o tema dos refugiados”


Cardeal Rainer Maria Woelki, 56 anos, é o Arcebispo de Berlim - Alemanha. Criado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 2012. Participa pela primeira vez de um Conclave.
Berlim (RV) – Uma nova política para os refugiados: é a esperança manifestada pelo Cardeal de Berlim, Dom Rainer Maria Woelki, durante a homilia da missa de 1º de janeiro na Catedral de Sankt Hedwig. Dom Woelki rejeitou a diferença entre refugiados de guerra e refugiados por motivos econômicos: “Estas categorias, muitas vezes, não são mais consistentes. Muitos refugiados abandonaram seu país porque não enxergam mais possibilidade de futuro para si e para as próprias famílias, seja por causa da pobreza seja por causa da guerra, ou também por causa de muitas situações críticas em nível social e ecológico”, afirmou o arcebispo. 

“Não podemos ignorar o tema dos refugiados ou deixá-lo só para os países que são meta de imigração como a Itália ou Grécia”, continuou o prelado. “A questão dos refugiados no mundo todo necessita respostas melhores do que medidas mais severas nas fronteiras”, alertou.

“Trata-se de como a pobreza e a riqueza são distribuídas no mundo e se seja aceitável que Países ocidentais pensem ter a riqueza, sobretudo, para si”, destacou o arcebispo, citando o Papa Francisco e criticando a posição das autoridades que “até agora não conseguiram resolver o problema das acomodações dessas pessoas, nem o reconhecimento do status de refugiados, vistos como ‘tolerados’ e sujeitos a serem expulsos a qualquer horas, se os líderes políticos mudarem repentinamente de ideia”. (SP)


Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário