03/01/2014

Campanha de Popularização do Teatro e da Dança começa nesta sexta

Serão 151 espetáculos até o dia 2 de março
A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança completa 40 anos de um movimento que começou tímido, mas que hoje leva multidões às salas de espetáculos. Com expectativa de público que supera em 90 mil pessoas o número de espectadores do ano passado – são esperadas 440 mil pessoas neste ano –, começa nesta sexta-feira (3) mais uma temporada de apresentações a preços populares, que variam de R$ 5 a R$ 12, em diversos espaços da cidade.

Com programação que vai até o dia 2 de março, este é o maior evento cultural do mundo em duração, de acordo com os organizadores. Centenas de artistas tomam parte dos 151 espetáculos, numa programação que ultrapassa os limites geográficos da capital e entram em cartaz também em outras cidades mineiras.

A campanha não é popular apenas pelos baixos preços dos ingressos, mas, também, pela diversidade dos gêneros dos espetáculos. Da comédia ao drama, do clássico ao contemporâneo, de musicais a apresentações circenses, em espetáculos adultos e infantis. Há peças para todo tipo de público. São 94 delas destinadas aos adultos, 46 para crianças, 10 de dança e uma de circo.


“É o encontro da produção cênica do ano em um evento com dois meses de duração, em que o público tem liberdade para escolher o gênero e o espetáculo que mais lhe agrada, sempre com preços populares”, disse Rômulo Duque, presidente do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc), que organiza o evento. O presidente da Fundação Municipal de Cultura relata o que o evento representa para BH. "A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança coloca Belo Horizonte, todos os anos, como o lugar do teatro e a cidade respira esse ar entre janeiro e março. É, sem dúvida, uma verdadeira festa da cultura, um grande evento do qual a Fundação é parceira", afirmou. Ipatinga, Juiz de Fora, Araxá e Itabirito também receberão espetáculos da campanha.

Peças e espaços tradicionalmente incluídos na grade da campanha continuam neste ano, mas algumas novidades vêm por aí. O Centro Cultural Banco do Brasil e o Cine Theatro Brasil Vallourec abraçaram a campanha e também integram o circuito do festival. O encontro de Dança de Salão da América Latina, que trará oficinas, palestras, shows e exposição, é outra novidade. Uma programação especial no Barreiro garante o entretenimento cultural às pessoas dessa importante região da cidade. Outra inovação deste ano é o Bar da Campanha, na rua Sergipe, 146, no Centro, criado para ser um espaço de encontro entre público, produtores e atores da campanha.

Grande ideia

“Campanha: 40 anos de uma grande ideia” é o tema da campanha deste ano. Segundo Rômulo Duque, o slogan foi adotado para relembrar a trajetória do movimento cultural na cidade. “O tema deste ano não poderia ser outro: uma grande ideia. Uma grande ideia que ajudou a transformar as artes cênicas de Minas Gerais. Uma grande ideia que levou teatro e dança a preço popular a mais de cinco milhões de pessoas nas suas edições. Uma grande ideia que é esperada por artistas e pelo público ansiosamente a cada ano", lembrou.

Toda a programação, com o detalhamento de todas as peças, com locais, horários e preços, entre outras informações, está disponível no site www.sinparc.com.br/40campanha.
PBH

Nenhum comentário :

Postar um comentário