O Camboja abriga uma das maiores populações da espécie, aproximadamente 85 adultos.
Por Suy Se
Uma represa que o Laos planeja construir ao longo do rio Mekong poderá fazer desaparecer uma espécie já criticamente ameaçada de extinção no Camboja, rio abaixo, alertou a ONG Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
Se for construída, a controversa represa Don Sahong, no sul do Laos, ficará apenas um quilômetro rio acima do principal trecho de água protegido pelo raro golfinho de água doce Irrawaddy, informou o WWF em um comunicado.
Com uma estimativa de 85 animais adultos, o Camboja abriga uma das maiores populações da espécie, que é reconhecível por sua fronte protuberante e nariz rombudo característico.
Ambientalistas têm pedido a suspensão do projeto hidrelétrico, afirmando que qualquer contenção do curso d´água refreará o número de peixes rio abaixo, cortando a principal fonte alimentar dos golfinhos.
"Se a represa Don Sahong for construída, levará à extinção dos golfinhos (Irrawaddy) do Mekong", disse a jornalistas o diretor da WWF Camboja, Chhith Sam Ath.
"Os golfinhos são muito importantes para o Camboja. Eles atraem turistas, são um tesouro nacional", prosseguiu.
Os golfinhos enfrentam várias outras ameaças com a represa, acrescentou o grupo ambientalista, explicando que os explosivos usados em sua construção poderiam causar danos em seu sistema auditivo altamente sensível, que eles usam para navegar.
A possível piora na qualidade do ar, um aumento nos barcos que usam o rio e uma maior degradação provocarão uma maior pressão sobre a população, acrescentou a WWF.
AFP
Nenhum comentário :
Postar um comentário