04/03/2014

Papa aos bispos espanhóis: uma família evangelizada é um precioso agente de evangelização



 RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - Uma Igreja em "missão permanente" porque o Evangelho precisa ser anunciado com coragem e de modo "constante". É o que Francisco pede à Igreja espanhola, cujos bispos foram recebidos na manhã desta segunda-feira em visita "ad Limina". O Pontífice entregou seu discurso aos prelados, fazendo-lhes votos de bom êxito para a plenária da próxima semana.

O bispo não se sinta sozinho, e nem mesmo pense sê-lo, e, sobretudo, jamais se esqueça que "o rebanho que lhe foi confiado tem sensibilidade pelas coisas de Deus".



O Papa impele os bispos espanhóis a essa consciência, filhos de uma terra – observa no início de seu discurso – que deu grandes Santos, enquanto hoje sofre "a indiferença de muitos batizados", por sua vez filhos de "uma cultura mundana que relega Deus à vida privada e O exclui do âmbito público".

Diante dessa realidade "é oportuno não esquecer a história de vocês", observa. Dela aprendemos que a graça divina jamais se extingue e que o Espírito Santo continua operando na realidade atual com generosidade. Confiemos sempre n'Ele e nas muitas coisas que semeia nos corações daqueles que são confiados aos nossos cuidados pastorais.

O Pontífice ressalta que aos bispos "é confiada a tarefa de fazer germinar essas sementes com o anúncio corajoso e verdadeiro do Evangelho, de seguir atentamente o seu crescimento com o exemplo, a educação e a proximidade, e de harmonizá-las no conjunto da 'vinha do Senhor', da qual ninguém pode ser excluído".

Como sempre nesse tipo de encontros, o olhar daquele que preside na caridade se lança sobre a realidade inteira da nação e da Igreja em que esta se encontra. Como Jesus – exorta o Bispo de Roma –, sejam capazes de "ouvir todos de coração para coração com ternura e misericórdia, e de buscar aquilo que verdadeiramente une e serve para a recíproca edificação".

Sobretudo – observa –, num momento em que "não faltam dificuldades para a transmissão" da fé, o Papa Francisco impele os prelados espanhóis a colocar suas comunidades eclesiais "num verdadeiro estado de missão permanente", com um olhar voltado para os que se encontram distantes, bem como para os mais pequeninos.

Por isso – indica –, deem "particular atenção ao processo de iniciação à vida cristã", porque a fé "não é uma mera herança cultural", mas "um dom que nasce do encontro pessoal com Jesus e da aceitação livre e alegre da nova vida que nos oferece."

"Isso requer anúncio incessante e animação constante, a fim de que o fiel seja coerente com a condição de filho de Deus recebida no Batismo."

Aludindo ao documento publicado no ano passado pelos bispos espanhóis "Vocações para o Séc. XXI", Francisco ressalta o interesse daquela Igreja particular pela pastoral vocacional. "É um aspecto que um Bispo deve colocar no centro de seu coração como absolutamente prioritário – observa –, insistindo na seleção dos candidatos e preparando grupos de bons formadores e de professores competentes".

O Papa pede proximidade pastoral para com as famílias. "Uma família evangelizada – afirma – é um precioso agente de evangelização, sobretudo porque irradia as maravilhas que Deus operou nela. Ademais, sendo por sua natureza âmbito de generosidade, promoverá – conclui – o nascimento de vocações para o seguimento do Senhor no sacerdócio ou na vida consagrada." (RL)

Rádio Vaticano

Nenhum comentário :

Postar um comentário