03/05/2014

Fátima: Congresso Ibérico sobre os encarcerados

Fátima, Portugal - A Conferência Episcopal de Portugal está promovendo, de 1 a 4 de maio, em Fátima, o I Congresso ibérico da pastoral penitenciária sobre o tema: “Dignificar a pessoa presa”. O encontro tem o objetivo de despertar as consciências de todos para reduzir as causas e as consequências da prisão de pessoas; prevenir a criminalidade e ajudar a reinserção social das pessoas aprisionadas. Este congresso ibérico põe em evidência o número crescente de pessoas privadas de liberdade, mais de 14 mil, e as consequências da longa permanência em prisões. Tais questões preocupam cada vez mais a sociedade e não garante a eficácia da prisão, que deveria preparar os prisioneiros para voltar à sua vida normal, sem cometer outros crimes.
A colaboração ibérica surge, a pedido da Conferência Episcopal portuguesa, para que se dê uma maior assistência espiritual e religiosa nos cárceres, a partir da valiosa experiência de Espanha, Andorra e Gibraltar ao longo dos últimos sete anos. Com efeito, o Congresso é destinado a todas as pessoas, paróquias, movimentos eclesiais, sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos. As prisões são tema e preocupação para toda a sociedade.
Por isso, este Congresso em Fátima é expressão da mútua cooperação em ambientes eclesiais; a Igreja quer continuar ao lado dos encarcerados buscando solução para os problemas internos das prisões e a reinserção dos presos na sociedade. A Pastoral Penitenciária portuguesa promove, anima e coordena a presença e a ação da Igreja Católica, junto às pessoas privadas de liberdade, das suas famílias e das instituições da sociedade, afim de que possam colaborar para tornar mais humana a vida dos encarcerados.
SIR

Nenhum comentário :

Postar um comentário