O Mundial de Futebol se aproxima e os fabricantes brasileiros parecem ter se preparado para uma grande demanda. Além das bolas, camisas oficiais - e dos tradicionais chapéus, bandeiras e apitos - empresas resolveram apostar no lançamento de itens diferentes como ventiladores, roupas, bebidas, utilidades domésticas e até mesmo joias com a "cara da Copa".
Segundo o gerente da BD Sports da Pedro Pereira, Nazareno Andrade, a loja já vem se organizando para a demanda do período desde o fim do ano passado. "O boom de vendas, no entanto, acontece durante o evento e nos 15 dias que o antecedem", afirma ele.
Material esportivo
Nazareno tem 24 anos de experiência em vendas de material esportivo e diz que 80% das empresas do segmento na Capital já estão prontas para receber a demanda neste ano, principalmente em comparação ao período anterior à Copa das Confederações em 2013, quando, de acordo com o Nazareno, o investimento por parte dos lojistas em geral foi bem menor.
Leque de itens
"Temos um leque de produtos favorável ao evento: sandálias com a marca da Copa e com o Fuleco (mascote do evento), bermudas, material infantil e feminino, toalhas, apitos, bate-bate, chuteiras, e também as bolas e camisas oficiais", conta o gerente. O preço das bolas, que podem ser profissionais ou não, varia de R$ 79,90 a R$ 499, dependendo da matéria prima utilizada. Também podem ser encontradas camisas oficiais de várias seleções além da brasileira, de R$ 199,90 a R$ 349,90.
Dos pés à cozinha
As apostas do setor comercial para a Copa do Mundo de Futebol 2014 que será sediada pelo Brasil não se limitaram apenas ao segmento esportivo. O consumidor cearense poderá encontrar desde sandálias até utilidades domésticas que tem o Mundial como tema. A marca brasileira Havaianas, conhecida mundialmente, resolveu, diante do campeonato, apostar em novos desenhos e referências para atrair os torcedores do Brasil e do mundo. As sandálias com o desenho do Zé Carioca de chuteira e do Mickey Mouse com uma bola de futebol vem para agregar às já conhecidas verde e amarelas com o número 10 estampado. A proprietária da Loja Havaianas Iguatemi, Nara Magalhães, espera um aumento de 50% nas vendas do período, principalmente pela expectativa de muitos turistas. As sapatilhas femininas são outra opção para calçar e torcer. Vários modelos com temática brasileira foram confeccionados e estão à venda por R$ 120 na loja virtual Zitta Shoes (www.Zittashoes.Com.Br). A Josefina Rosacor, marca de acessórios e bijus que possui loja no Shopping Del Paseo, também apostou em uma estampa para o calçado, que custa R$ 49.
Ventilador diferente
Já a empresa Mallory, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), trouxe para o mercado três peças com as cores e escudo do Brasil: um ventilador, uma churrasqueira e uma pipoqueira.
Os produtos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades ao se receber os amigos em casa para ver os jogos e os preços variam de R$ 99,99 a R$ 129,99. Também na linha de casa e cozinha, a Ou, referência em utensílio plásticos com design do grupo Martiplast, desenvolveu a Linha Brasil, que disponibiliza vários tipos de copos, saladeiras, bacia para champagne, pratos para lanches e porta-guardanapos: tudo com as cores da bandeira.
Aventais
A empresa catarinense Copa&Cia também lançou sua Linha Brasil, que conta com opções de aventais 100% algodão (R$ 77,90 cada), modelos de jogos americanos (R$ 37,90 - kit com quatro) e porta-copo (R$ 22,90 - kit com seis).
Os itens exploram a "brasilidade aflorada nos anos de Copa do Mundo" por meio de cores, paisagens e estilo que remetem ao Brasil (as compras podem ser feitas por meio da loja virtual no site www.Copaecia.Com.Br).
Mochilas, bolsas e sacolas com estampa alusivas ao Brasil são disponibilizadas pela Baggagio. Em Fortaleza, essa novidade pode ser encontrada nas lojas dos shoppings Parangaba e Benfica. Na loja de brinquedos Rihappy do Shopping Iguatemi, podem ser encontradas pelúcias do famoso mascote do Mundial, o Fuleco.
Internacional
A joalheria dinamarquesa Pandora lança em maio, uma peça única em formato anatômico do mapa do Brasil e com as cores da bandeira. A nova joia será vendida nos mais de 80 países onde a empresa atua.
Marcas cearenses
Algumas marcas cearenses de alcance nacional e até mundial também promovem lançamentos especiais por conta do evento de futebol.
A Ypióca lançou neste mês uma edição especial e limitada da cachaça Ypióca Brazilizar? Ouro Reserva Especial. Mais de 900 mil garrafas chegarão às gôndolas com uma trama de palha especial pintadas à mão nas cores verde e amarelo, além de receitas de caipirinhas com Ypióca. O Ceará é uma das cinco praças que receberão a novidade.
As outras são Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba. Nos duty-free shops, o item estará disponível em junho. "Pensamos nos estrangeiros que estarão por aqui e levarão algo típico para presentear amigos", conta Eduardo Bendzius, diretor de Marketing de Ypióca.
Moda praia
No segmento de moda praia, a cearense Água de Côco lança em maio uma nova coleção de biquinis, saídas de banho, bermudas masculinas e também camisetas que farão referência às cores da bandeira e as características do nosso País. A marca é conhecida pelas estampas exclusivas que agora, mais do que nunca, vão retratar toda a brasilidade do período. Motivados pela venda desses produtos, os lojistas esperam um crescimento de até 50% nas vendas durante o tempo que antecede o campeonato e dos jogos em si.
"Vai ser maravilhoso. As Copas por si só, sempre foram ótimas, as vendas aumentam até mais que 30%. Esse ano, por ser aqui, se Deus quiser vão dobrar", espera a proprietária da Cyssales, Emília Leitão Sales, que dispõe, em sua loja, de diversos enfeites e itens para entrar no clima dos jogos. "A Copa tem uma força magnífica que envolve desde as crianças ao senhor de 90 anos", afirma contente Nazareno, gerente da D Sports.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário