28/08/2014

Missão: Leigos para o Desenvolvimento apostam na «promoção humanitária» em África



A Leigos para o Desenvolvimento, uma associação católica, vai enviar em setembro 14 voluntários para missões em África para desenvolverem um serviço de “promoção humanitária” em áreas como “Educação, Desenvolvimento Comunitário, Saúde e Promoção Social”.
Os voluntários, dos quais um renova a experiência, vão desempenhar um “serviço de desenvolvimento e de promoção” em São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, explica a Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento no comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA
A fase final da formação foi direcionada “especificamente para os projetos de desenvolvimento nos quais vão trabalhar”, revela o Leigos para o Desenvolvimento (LD).
Os locais de missão são no Centro Juvenil da Graça de Benguela, em Angola, nas Escolinhas Comunitárias do Niassa, em Moçambique e no Grupo Comunitário de Porto Alegre, em São Tomé e Príncipe.
Os LD vão estar a trabalhar diretamente na formação dos recursos humanos locais, “transmitindo-lhes conhecimentos e validando competências”, explica a organização que pretende “a capacitação institucional” dos seus parceiros no terreno para “garantir projetos sustentáveis a longo prazo”.
Os novos voluntários, oriundos de vários pontos do país, têm idades entre os 24 e os 33 anos e são na maioria mulheres - oito mulheres e seis homens.
“Apesar de todos terem formação académica superior, passaram por uma formação especial, ao longo de um ano, nomeadamente na área do voluntariado, do desenvolvimento, da própria vida espiritual e do trabalho em comunidade”, desenvolve o comunicado.
Para assinalar e abençoar a partida dos novos voluntários, os LD vão celebrar uma Missa de envio no dia 7de setembro, às 13h00, na igreja do Colégio São João de Brito, em Lisboa, informa a associação.
Com uma experiência e saber acumulado ao serviço dos outros há 28 anos, os Leigos para o Desenvolvimentotêm um projeto em Portugal - Centro S. Pedro Claver - e quatro missões em três países de expressão portuguesa: duas em São Tomé e Príncipe, Porto Alegre e São Tomé, uma em Angola, Benguela, e outra em Moçambique, Cuamba.
CB/OC
AgÊncia Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário