27/08/2014

Porto: Bispo convida Igreja a ver «para lá das fronteiras do quotidiano»


Diocese do Porto
Diocese do Porto

D. António Francisco dos Santos projeta novo ano pastoral

Porto, 27 ago 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, convidou a  “ver mais longe”, para além das fronteiras “do quotidiano", e ir  "ao encontro de quantos procuram Deus e daqueles que vivem e habitam nas periferias existenciais”.
O apelo é lançado na mensagem que convoca todos os membros da diocese a participar na celebração de aniversário da dedicação da Sé, que marca o início do ano pastoral, a 9 de setembro (19h00).
“Este dia e esta celebração marcam, na tradição da Igreja do Porto, o início das atividades pastorais a nível paroquial, vicarial e diocesano assim como anunciam o começo do trabalho apostólico dos Secretariados, Serviços, Instituições, Movimentos e Grupos cristãos da nossa Diocese”, explicou o bispo diocesano, em texto enviado hoje à Agência ECCLESIA.
D. António Francisco dos Santos acrescentou que todos - bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas, consagrados e leigos – são convidados a viver este dia e participar nesta celebração “de olhos postos no horizonte do futuro” sabendo que são “Igreja do Porto convocada, motivada e mobilizada para a missão”.
A Igreja do Porto tem 477 paróquias em 22 vigararias e o prelado alerta que “todos” são “necessários e imprescindíveis quando convocados para a missão”.
Segundo D. António Francisco dos Santos em cada tempo e em cada lugar, “a Igreja sabe que só a fidelidade a Jesus Cristo é fonte de criatividade evangelizadora e de ousadia pastoral”.
Nesse sentido, o bispo diocesano realça que todos devem “abraçar” o projeto que Jesus Cristo tem “para este tempo e para cada uma das pessoas, das famílias e das comunidades”.
CB/OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário