«Um pequeno gesto, mas de grande significado». É assim que o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, classifica a oração conjunta, que se realiza sexta-feira, 10 de outubro, a partir das 21h30 (hora de Lisboa), nos santuários da Cova da Iria e de Nossa Senhora da Conceição, em Aparecida, no Brasil. Os cinco mistérios do Rosário serão rezados de forma alternada entre os dois locais de culto, numa iniciativa inédita que pretende marcar a preparação do Centenário das Aparições de Fátima e o Tricentenário do Encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba do Sul, em Aparecida.
«Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sentimos o dever de celebrar conjuntamente tão significativos jubileus», justificou o sacerdote, num comunicado difundido pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Os peregrinos portugueses podem acompanhar em direto a oração no Brasil, a partir de ecrãs que serão colocados na Capelinha das Aparições, o mesmo acontecendo, em sentido inverso, com os brasileiros que se desloquem ao Santuário de Aparecida. Será ainda possível seguir o momento de oração, através dos sites dos dois santuários marianos na internet.
A ligação institucional entre os dois locais de culto, no âmbito da celebração dos centenários, foi formalizada em maio deste ano, com a oferta pelo Santuário de Fátima de uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Aparecida. Levada ao Brasil pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, e por Carlos Cabecinhas, a imagem foi solenemente entronizada, em local erguido propositadamente para a acolher, no exterior da Basílica Nacional de Aparecida, local onde permanece à veneração dos fiéis que ali acorrem.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário