21/08/2015

Paris sediará em outubro reunião europeia

Encontro terá participação de ministros do Interior e Relações Exteriores.




Uma reunião europeia sobre a crise migratória será organizada em meados de outubro, em Paris, com a participação dos ministros do Interior e das Relações Exteriores e depois outra será celebrada na capital alemã, informou nesta quinta-feira o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.


Esta reunião terá como objetivo preparar a cúpula europeia de La Valette, em novembro, dedicada à cooperação com os países africanos, informou Cazeneuve, após um encontro com seu colega alemão, Thomas de Maizière.


Maizière considerou “inaceitável que as instituições europeias continuem trabalhando com a lentidão atual”, pois “se faz muito pouco para a aplicação das decisões que já foram tomadas” na questão migratória.


A Europa experimentou uma alta dramática do número de migrantes e refugiados nas últimas semanas, segundo Elhadj as Sy, presidente da Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC, na sigla em inglês).


Centenas de milhares de migrantes que fogem de guerras e perseguições em Síria, Iraque ou em países africanos e asiáticos tentam chegar a países da União Europeia (UE).


A agência europeia Frontex anunciou que em julho passado um recorde de 107.500 migrantes chegaram às fronteiras da UE. A metade deles chegou à Grécia, com cerca de 21 mil novos desembarques nas ilhas do país apenas no curso da semana passada.


A Alemanha, por sua vez, declarou na quarta-feira que espera alcançar uma cifra recorde de 800.000 demandantes de asilo em 2015, depois de ter acolhido 202.000 em 2014.



AFP


Paris sediará em outubro reunião europeia

Nenhum comentário :

Postar um comentário