05/10/2015

Combate à pobreza extrema no bom caminho

Previsões do Banco Mundial apontam para uma diminuição efetiva das pessoas que vivem em situação de pobreza extrema em todo o mundo. Mas ainda existem mais de 700 milhões de cidadãos que subsistem com menos de 1,6 euros por dia


O objetivo de acabar com a pobreza até 2030 poderá estar mais próximo a julgar pelas últimas projeções do Banco Mundial que preveem uma diminuição do número de pessoas em situação de pobreza extrema em 2015. De acordo com estes dados, divulgados esta segunda-feira, 5 de outubro, a população mundial a viver com menos de 1,6 euros por dia deverá baixar de 902 milhões de pessoas, para 702 milhões.


Para o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, as contínuas e importantes reduções da pobreza são o resultado das sólidas taxas de crescimento registadas nos países em desenvolvimento nos últimos anos, dos investimentos na educação e na saúde, e nas redes de proteção social que ajudam e evitar que as pessoas voltem a cair na situação de miséria.


Yong Kim alerta, no entanto, que devido ao crescimento lento da economia mundial e ao facto de muitas pessoas continuarem a ser pobres e a viver em Estados frágeis e afetados por conflitos, e à considerável profundidade e amplitude da pobreza que ainda existe, o objetivo de erradicar a pobreza extrema mantêm-se muito ambicioso. As projeções do Banco Mundial indicam que a pobreza continua a concentrar-se na África subsariana e na Ásia meridional.


Fátima Missionária



Combate à pobreza extrema no bom caminho

Nenhum comentário :

Postar um comentário