20/11/2015

Papa lamenta dificuldades levantadas à ajuda humanitária na Ucrânia

O Papa recebeu hoje no Vaticano o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, com quem debateu a situação de conflito no país e a dificuldade em fazer chegar ajuda humanitária às populações atingidas.


A sala de imprensa da Santa Sé revela em comunicado que o encontro privado abordou a “emergência humana” no território ucraniano e os problemas que se têm levado para lhe responder.


Em particular, Francisco e Poroshenko recordaram a necessidade de permitir “o acesso das organizações especializadas à área atingida pelas hostilidades” e de promover “a assistência sanitária e a troca de prisioneiros”.


O encontro aludiu ainda às “repercussões económicas e sociais do conflito sobre todo o território”.


O Papa e o presidente da Ucrânia pediram a “plena realização” dos acordos de Minsk, para o cessar-fogo no leste do país, com o “empenho de todas as partes envolvidas, privilegiando soluções políticas”.


O conflito armado no leste da Ucrânia, entre forças governamentais e rebeldes pró-russos, já fez mais de 5000 mortos, desde que teve início em abril de 2014, segundo dados da ONU.


Petro Poroshenko reuniu-se também com os responsáveis pela diplomacia do Vaticano, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher.


“Os cordiais colóquios, além de reafirmar as boas relações entre a Santa Sé e a Ucrânia, foram dedicados principalmente às questões ligadas com a situação de conflito”, informa a nota oficial.


Numa mensagem divulgada através da sua conta na rede social Twitter, o presidente Poroshenko revelou ter convidado o Papa a visitar a Ucrânia e disse que Francisco se mostrou disponível para essa viagem.


OC


 



Papa lamenta dificuldades levantadas à ajuda humanitária na Ucrânia

Nenhum comentário :

Postar um comentário