07/06/2016

Estar «no lugar do outro»

As visitas «No lugar do outro» convidam o público a conhecer a Culturgest através da audição, tato, olfato e temperatura. O objetivo é perceber como é que o mundo é apreendido por quem não vê


Conhecer a Culturgest de olhos vendados. É este o desafio lançado pelos responsáveis pelo espaço instalado na capital portuguesa. Estas visitas guiadas especiais vão decorrer sob o tema «No lugar do outro» no próximo dia 18 junho, entre as 14h30 e as 16h00. Os promotores da iniciativa asseguram que ninguém «estará sozinho».


«No início iremos ensinar como se guia um cego. Depois todos farão a visita duas vezes, uma enquanto guias, outra enquanto cegos, invertendo papéis, experienciando pontos de vista diferentes», explicam. Através destas visitas, o público é convidado a despertar «os seus sentidos» e a colocar-se «no lugar do outro».


A iniciativa «No lugar do outro» surge no âmbito das visitas para cegos e amblíopes que a Culturgest organiza desde o passado mês de março, para dar a conhecer a todos «espaços habitualmente inacessíveis como o palco, o fosso de orquestra ou os camarins».


«Pensar como mostrar a um cego uma mudança de cenário ou um efeito de luz» e criar um percurso para ser apreendido através da audição, tato, olfato e temperatura «obrigou-nos, de certo modo, a colocarmo-nos no lugar do outro, no lugar de quem não vê».


Esse trabalho levou a organização a «múltiplas reflexões sobre a maneira como a sociedade negligencia os outros sentidos em detrimento da visão, sobre a dificuldade de quem não vê ´navegar` em espaços concebidos para quem vê, sobre a dificuldade de guiar um cego e, por fim, sobre a importância» de aprender a estar «no lugar do outro». As visitas guiadas de olhos vendados são de participação gratuita e encontram-se integradas na «Semana Acesso Cultura».


Fátima Missionária



Estar «no lugar do outro»

Nenhum comentário :

Postar um comentário