01/07/2016

El Niño deixa milhões em risco de fome

Comunidade internacional deve tomar medidas urgentes para ajudar a construir a resiliência, segurança alimentar e restaurar os meios de subsistência em El Salvador, Guatemala e Honduras, que sofrem impacto da seca e outros efeitos climáticos extremos


O fenómeno do El Niño está a provocar impactos severos na América Central, nomeadamente em El Salvador, Guatemala e Honduras, que sofrem com a seca e outros efeitos climáticos extremos.


«Nós precisamos de um foco sobre a resiliência, o desenvolvimento sustentável inclusivo e a adaptação às alterações climáticas», disse José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), numa reunião de alto nível na sede da FAO em Roma, Itália.


Graziano da Silva apelou à necessidade de alterar a estratégia tradicional de montar uma resposta humanitária por cada emergência, para combater as causas estruturais da pobreza e da insegurança alimentar.


O foco desta reunião é o chamado «corredor seco» da América Central, onde o El Niño provocou a uma das piores secas em décadas, com 3,5 milhões de pessoas a viverem em insegurança alimentar. Destas, 1,6 milhões vivem moderadamente ou severamente uma situação de insegurança alimentar.


A situação também está a colocar em risco a vida de milhões de pequenos agricultores familiares nesse «corredor seco», muitos dos quais estão fortemente dependentes da agricultura de subsistência.


Fátima Missionária



El Niño deixa milhões em risco de fome

Nenhum comentário :

Postar um comentário