28/07/2016

Papa elogia capacidade de superar «momentos duros» com ajuda da fé

Francisco presidiu a Missa perante dezenas de milhares de pessoas em visita ao Santuário de Czestochowa



Czestochowa, Polónia, 28 jul 2016 (Ecclesia) – O Papa presidiu hoje à Missa junto ao santuário mariano de Czestochowa, o mais visitado da Polónia, onde elogiou a capacidade do povo polaco para superar “momentos duros” da sua história com a ajuda da fé.


“O caminho do vosso povo superou, na unidade, tantos momentos duros; que a Mãe, forte ao pé da cruz e perseverante na oração com os discípulos à espera do Espírito Santo, infunda o desejo de ultrapassar as injustiças e as feridas do passado e criar comunhão com todos”, declarou, na homilia da celebração.


Francisco falou em italiano e a sua intervenção foi traduzida posteriormente em polaco para a multidão que se reuniu no exterior do santuário de ‘Jasna Gora’, a ‘Virgem Negra’ da Polónia.


No início da celebração, ao incensar o ícone mariano colocado junto ao altar, o Papa acabou por cair, tendo sido ajudo a levantar-se de imediato; o Papa prosseguiu a celebração normalmente.


A homilia falou da simplicidade com que Jesus se manifestou no seu tempo, sem ocupar-se de “questões de poder”.


“De facto, prefere encerrar-se no que é pequeno, ao contrário do homem que tende a querer possuir algo sempre maior. Deixar-se atrair pelo poder, a grandeza e a visibilidade é tragicamente humano”, advertiu.


O Papa aludiu ao 1050.º aniversário do Batismo da Polónia, considerando “significativo” que a data “tenha coincidido precisamente com o Jubileu da Misericórdia” que a Igreja está a celebrar.


Francisco dirigiu-se depois aos peregrinos de Czestochowa, “capital espiritual” da Polónia: “Continue a Virgem Mãe a mostrar o caminho e vos ajude a tecer na vida a teia humilde e simples do Evangelho”.


“Que se possa realizar, para todos e cada um, uma passagem interior, uma Páscoa do coração para o estilo divino encarnado por Maria: agir na pequenez e acompanhar de perto, com coração simples e aberto”, concluiu.


Milhares de pessoas esperaram pela chegada de Francisco a Czestochowa desde as primeiras horas da manhã, para uma celebração que contou com a presença do presidente polaco, Andrzej Duda, autoridades políticas, civis e religiosas.


Após a Missa, o Papa regressa a Cracóvia para a cerimónia de boas-vindas dos jovens da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Parque de Blonia, às 17h30 locais (menos uma em Lisboa).


OC



Papa elogia capacidade de superar «momentos duros» com ajuda da fé

Nenhum comentário :

Postar um comentário