18/08/2016

Fundação Ajuda a Igreja que Sofre solicita apoios para milhares de cristãos refugiados no Iraque

Campanha em curso visa garantir cuidados médicos a estas pessoas, «totalmente dependentes da generosidade alheia»



Lisboa, 18 ago 2016 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) está a recolher donativos para garantir o apoio médico necessário a milhares de cristãos iraquianos que tiveram de abandonar as suas casas e bens devido à ameaça do Estado Islâmico.


Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, o organismo católico recorda o drama de “cerca de 120 mil cristãos” que foram atacados há dois anos, na Planície de Nínive e em Mossul.


Perante a ameaça da morte, caso não se convertessem ao Islão, homens, mulheres e crianças “fugiram a pé, levando apenas as roupas que traziam no corpo”.


Muitos estão agora no norte do Iraque, em território curdo, “e continuam totalmente dependentes da generosidade alheia”, realça a Fundação AIS, que dá conta do apelo desesperado que chega de Erbil, onde é urgente uma “ajuda para dar assistência médica a mais de 2800 refugiados”.


O organismo ligado à Santa Sé destaca o trabalho da Clínica de São José, em Erbil, uma das unidades de saúde que mais se debate com a falta de meios, desde medicamentos a outros artigos necessários para o apoio às pessoas.


 “A pequena Clínica de São José presta-lhes cuidados médicos gratuitos e as portas estão sempre abertas para todos os que precisam de ajuda. Mas as dificuldades são muitas”, refere a AIS.


O Papa Francisco foi para já “o primeiro benfeitor” da campanha da Fundação, “permitindo assim que a clínica funcione durante todo o Verão”.


No entanto, a AIS apela a todas as pessoas que continuem a colaborar generosamente com este projeto, já que “todos os meses são necessários 35 mil euros para providenciar medicamentos e cuidados médicos para estes milhares de refugiados”.


Desde 2014 até ao presente, a Fundação já enviou uma ajuda de emergência para os refugiados no Iraque que ascende aos 19 milhões de euros para alimentação, abrigo, roupa, educação e saúde.


Todos os interessados em contribuir para este apoio solidário podem fazê-lo através da página online do projeto, onde encontram também mais informações acerca dos trabalhos em curso.


JCP


 



Fundação Ajuda a Igreja que Sofre solicita apoios para milhares de cristãos refugiados no Iraque

Nenhum comentário :

Postar um comentário