25/11/2011

Registro fortalece Economia Solidária com encontro dentro da Expovale

Natasha Pitts *

Adital -
De 1º a 4 de dezembro, o município de Registro, em Vale do Ribeira, São Paulo, receberá a 23ª edição da Expovale. Dentro deste evento, voltado para a exposição de animais, artesanato e comércio, terá lugar um Encontro de Economia Solidária. O espaço é voltado para homens e mulheres dispostos a aprender e trocar experiências sobre as práticas da ES.
O Encontro será realizado durante todo o dia dois com palestras na tenda do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae. A partir das 9h tem início a primeira palestra sobre ‘Metodologia da Capacitação Massiva’, que contará com informações sobre capacitação para se trabalhar em organizações associativas. A segunda palestra, marcada para 10h, abordará o tema ‘Mulheres e Economia Solidária’. Às 11h o assunto será ‘Formalização dos empreendimentos econômicos solidários’.
O espaço está aberto para pessoas, entidades de apoio à Economia Solidária e gestores não só de Registro, mas de todo o Vale do Ribeira. Ainda é possível se inscrever e o credenciamento será feito na hora, antes das palestras.
De acordo com Rosana Rocha, assessora do programa de Economia Solidária da prefeitura de Registro e uma das organizadoras do Encontro, desde abril de 2010 o município mantém um programa de Ecosol. Por meio desta iniciativa são apoiados dois grupos que trabalham com a biomassa da banana, um grupo de costura, um de artesanato e está no início o trabalho de organização de um grupo de catadores de recicláveis.
O Programa municipal de Ecosol dá noções de economia solidária para os grupos interessados, oferece formação, mantém um centro de comércio solidário e uma loja de artesanato.
"Sempre que um grupo se forma e tem interesse em se organizar, a prefeitura tenta dar suporte. O trabalho com economia solidária no município ainda é recente, mas estamos avançando. Apesar de os empreendimentos solidários não serem a principal fonte de renda, as pessoas estão se dedicando, dedicando seu tempo em atividades como o artesanato", afirma Rosana.
A assessora do programa de Economia Solidária da prefeitura de Registro aponta que não só o município está envolvido com a temática da Economia Solidária, mas toda a região e lembra a criação do Fórum Regional do Vale do Ribeira. "Foi uma grande vitória", comemora.
Para maiores informações e inscrições, ligar para: (13) 3821-7111.
As matérias sobre Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil.

* Jornalista da Adital

Nenhum comentário :

Postar um comentário