02/12/2011

''Como anunciar Deus no tempo atual, se o tempo atual não quer saber de Deus?''

A professora da Universidade Católica defendeu que a Igreja de Jesus Cristo ''necessita de se descontextualizar''. Na conferência de abertura do itinerário do segundo ano do ciclo comemorativo do centenário das Aparições, Isabel Varanda salientou a importância de ''devolver Deus ao mundo'', criticando o fato de, por vezes, ''a Igreja gastar energias com coisas de Deus, mas esquece-se de Jesus Cristo''. A docente universitária salientou que falta à Igreja ''um método, um projeto unificador'' e que dê resposta ao ''de onde vimos, onde queremos chegar e o que fazemos para lá chegar''.

50 anos depois do Vaticano II (a assinalar em 2012), a investigadora apontou o paradoxo existente atualmente. ''A Igreja abriu-se progressivamente ao mundo e o mundo fechou-se progressivamente à Igreja''. Então, ''como anunciar Deus no tempo atual, se o tempo atual não quer saber de Deus?'', questionou.

Isabel Varanda frisou ainda que ''quando a geração dos nossos pais desaparecer, Deus será lembrado (intelectualmente), mas não será amado. Por isso, defende a professora do pólo de Braga da Universidade Católica, é tempo de rezar, consolar, contemplar e ocupar-se de Deus ''como os nossos avós faziam, no tempo das Aparições'', concluiu. 

Fonte: Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário